PAC Cidades Históricas traz recursos para recuperar patrimônio de Ouro Preto

Ouro Preto,
27 de Setembro de 2012

Na posse da nova ministra da Cultura, Marta Suplicy, na quinta-feira (13), a presidente Dilma Rousseff anunciou a implantação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas. A presidente explicou que será liberado um bilhão de reais para essa modalidade do PAC, no qual ela destaca Ouro Preto como uma das cidades a serem beneficiadas pelos investimentos.

O PAC Cidades Históricas é uma ação do Governo Federal articulada com a sociedade para preservar o patrimônio brasileiro, valorizar a cultura e promover o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade e qualidade de vida para os cidadãos.

Segundo o prefeito Angelo Oswaldo, houve muito empenho para que o projeto se realizasse, entre essas ações, ele destacou a criação da Associação Brasileira de Cidades Históricas. Ele completou que ficou feliz por toda luta pela criação do novo PAC ter dado resultado, mesmo que a concretização do projeto venha no final de seu mandato como prefeito do Município e como presidente da Associação Brasileira de Cidades Históricas.

A primeira obra do PAC Cidades Históricas no Município começou esse ano com restauração da Matriz Nossa Senhora de Nazaré, em Cachoeira do Campo. A verba, que foi avaliada em torno de um milhão e 800 mil reais, havia sido liberada em 2010, mas ficou retida na Caixa Econômica Federal devido a entraves burocráticos.

Agora, a Matriz do século 18, que guarda as características do modelo nacional português, ou estilo arquivoltas, nas talhas de seus altares, passa por uma revitalização geral da parte arquitetônica e, principalmente, dos elementos artísticos.

O prefeito ressaltou que o excelente relacionamento mantido com o Governo Federal desde o mandato do presidente Lula, e agora com a presidente Dilma Rousseff, tem proporcionado a Ouro Preto muitas conquistas. Com os recursos do PAC Cidades Históricas, obras que não tinham verba para serem executadas, poderão sair do papel como da Matriz de São Bartolomeu e a Matriz de Santo Antônio, no distrito de Glaura.

Por Ana Nepomuceno

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook