Pais enfrentam filas para garantir vaga de filhos em escola infantil

Ouro Preto,
16 de Dezembro de 2014

Apenas 15 vagas foram ofertadas, e para conquistar uma posição os pais tiveram que ficar cinco dias na fila

As matrículas para as vagas da Escola Municipal de Educação Infantil Bonequinha Preta começaram na segunda-feira (15). Mas para garantir a vaga dos filhos, pais ficaram desde quarta-feira (10) acampados em uma fila formada na calçada em frente à escola, que fica no distrito de Cachoeira do Campo.

A disputa foi para 15 vagas do maternal para crianças de três anos. Na quarta-feira (10) quando iniciou-se a fila, 26 pessoas aguardavam a oportunidade de conseguir uma vaga, mas com as desistências, o número foi para 19. Para conquistar a vaga da filha, Carmem Lúcia Santos de Assis, do bairro São José, encarou a fila. De acordo com ela, um dos motivos da grande procura se devem a falta de boas opções de escolas públicas no distrito. “A escola é bem renomada e ouvimos falar que o ensino é de qualidade. Eu estou buscando um direito que é meu, pois todos os meus impostos são pagos em dia”, contesta. “Outra opção é o Caic, onde também há oferta de maternal, mas é muito longe da área central e a demanda lá também é muito grande”, complementa a mãe que, para não perder a vaga, faz revezamento com o marido.

“Nós precisamos de mais investimentos na educação infantil. As crianças não podem ficar sem escola e nós, pais, precisamos trabalhar. Há três anos a história é a mesma, os pais têm que dormir na fila para conseguir uma vaga que é de direito. No ano passado nos foi prometido mais vagas com a ampliação da escola, mas até hoje não foi feito nada. E agora?”, questiona Andreza Conceição Neves, que estava como a primeira excedente da fila e esperançosa de alguma desistência para conseguir vaga para o filho.

A vice-diretora da escola, Ivelise Pedrosa da Conceição, informou que essa é a única opção atualmente, visto que a infraestrutura do local não consegue atender um número maior de alunos. “A nossa prioridade é o 1° e 2° período, por isso só podemos ofertar 15 vagas. O nosso espaço é pequeno e a demanda muito grande. Pela localização e também o renome da escola, se formos analisar a demanda, hoje a expectativa seria para atender aproximadamente 120 crianças”, acentua Ivelise. Já o Secretário de Educação de Ouro Preto, José Cesar Sousa, disse que a intenção do município é ampliar o espaço próprio da escola, mas que até o momento não há nenhum cronograma de execução do projeto e que “estamos buscando recursos, mas como há contenção de custos pela prefeitura no momento, não temos nenhuma proposta imediata”, declarou.

Pais enfrentam filas para garantir vaga de filhos em escola infantilPais enfrentam filas para garantir vaga de filhos em escola infantil
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook