Palestra aborda Lei Maria da Penha em Ouro Preto

Ouro Preto,
02 de Abril de 2015

Atividade fez parte do Evento “Ação Mulher” da Biblioteca Pública Municipal

Na sexta-feira, 20/03, a Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto foi palco para uma palestra sobre a Lei Maria da Penha, parte do evento Ação Mulher, que acontece durante o mês de março na Biblioteca. A bacharel em direito, Regina Coeli Silva apresentou os principais pontos da lei, retirou dúvidas sobre como denunciar os atos de violência contra a mulher e quais os passos legais são tomados em Ouro Preto e também em nível nacional.

Segundo a Regina Coeli Silva, a aprovação da Lei 11.340 em 2006, nomeada Lei Maria da Penha, “foi um grande avanço no combate à violência contra a mulher, mas ainda é necessária uma rede estrutural de ação e proteção junto à mulher que sofre agressão, desde quando ela decide fazer a denúncia na delegacia até a criação de repúblicas, por exemplo, onde elas possam residir e que garantam a sua integridade física”, afirmou.

Ao final da palestra, os participantes foram convidados para um “bate-papo” onde colocaram suas dúvidas e opiniões sobre o assunto. Uma pauta unânime foi a importância de se criar em Ouro Preto a delegacia especializada da Mulher. Para isso, a Secretaria da Mulher da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ouro Preto está recolhendo assinaturas no Município a fim de que sejam explicitados ao Governo Estadual essa necessidade e desejo da população.

Dados sobre a violência contra a mulher no Brasil

Ainda são espantosos os dados de violência contra a mulher no Brasil mesmo após a Lei Maria da Penha ter entrado em vigor. E na maioria dos casos trata-se de violência doméstica praticada pelo parceiro ou parente da vítima.

Em novembro de 2014, foi realizada uma pesquisa pelo Instituto Avon, em parceria com o Data Popular, na qual constatou-se que 3 em cada 5 mulheres jovens já sofreram violência em relacionamentos, sendo o marido ou namorado o responsável por mais de 80 % dos casos reportados. Sobre o intervalo das agressões, 77% das mulheres relataram sofrer violência semanal ou diariamente.

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, onde são recebidas denúncias diariamente, apresentou dados dos atendimentos realizados de janeiro a junho de 2014: do total de 265.351 atendimentos 11% são denúncias de violência e em 94% deles, o autor da agressão foi o parceiro, o ex-marido ou um familiar da vítima. Esses números confirmam a urgência na conscientização da população para a gravidade do tema e para a importância das denúncias e punição dos agressores.

Palestra aborda Lei Maria da Penha em Ouro PretoPalestra aborda Lei Maria da Penha em Ouro PretoPalestra aborda Lei Maria da Penha em Ouro Preto
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook