Palestra sobre educação reúne cúpula pensante do setor na região

Ouro Preto,
31 de Julho de 2013

Dentro da programação do Festival de Inverno 2013, promoveu-se, no último dia 17, a palestra “Os professores e a problemática da in/disciplina em sala de aula: o quê as pesquisas têm a dizer”, proferida pelo palestrante Luciano Campos da Silva, doutor em educação e pró-reitor adjunto do departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas da UFOP. O tema abordou as posturas adotadas pelos professores e quais delas geram a in/disciplina na sala de aula.

Outra palestra na programação foi “Violência na Escola: olhares diversos”, ministrada por Marcelo Donizete da Silva, doutor em educação e também professor do Departamento de Educação do ICHS, da UFOP, abordou o quotidiano escolar do ponto de vista filosófico, discutindo aspectos múltiplos que compõem o fenômeno da violência na contemporaneidade.

Na sequência, apresentaram-se as ações do projeto “Expectativas, experiências vivenciadas e desafios presentes nos processos dialógicos de construção de parceria entre o Programa de Extensão UFOP com a escola”, com participação das secretarias municipais de Educação, da Região dos Inconfidentes e a Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, Secretaria Estadual de Educação. Os participantes foram: Elizabeth Cota, secretária municipal de Educação de Mariana; Inácio Raimundo de Oliveira, secretário municipal de Educação de Diogo de Vasconcelos; José César de Oliveira, secretário municipal de Educação de Ouro Preto; Ana Maria Góis Corradi, secretária municipal de Educação de Itabirito; Márcia Aparecida Maurício Silva, secretária municipal de Educação de Acaiaca; e Iracema Ana d’Arc Pedrosa Mapa, Superintendente Regional de Ensino de Ouro Preto.

Cada secretário apresentou as ações em parceria com a UFOP no município. A secretária municipal de Educação de Itabirito, Ana Maria Góis Corradi apresentou vídeo no qual demonstrou que a escola está sobrecarregada com “funções necessárias à educação”; entretanto, cumpre o papel social de substituição da família, pois atualmente, cobram-se da escolas quase tudo que o social necessita. E isso gera uma lacuna entre a escola que temos hoje e a escola que queremos. Diante disso, surge a necessidade de se repensar a prática docente e que esta possa obter melhoria do trabalho, tendo o aluno como foco principal da escola.

Palestra sobre educação reúne cúpula pensante do setor na regiãoPalestra sobre educação reúne cúpula pensante do setor na região
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook