Paralisação pode levar a greve geral dos servidores municipais em Itabirito

Itabirito,
24 de Março de 2017

Caso o executivo não negocie com o sindicato, servidores sinalizam greve geral

Servidores municipais de Itabirito promoveram uma paralisação na amanhã da quinta-feira (23) como forma de realizar reinvindicações. Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos de Itabirito (Sindsemi) “a dificuldade de diálogo com o Executivo motivou a suspensão das atividades, que pode levar a uma greve geral”.

Reajuste salarial para todos os servidores, aumento, equiparação e isonomia do vale alimentação, que é de R$100,00 enquanto nas cidades vizinhas chega a R$450,00 são os direitos reivindicados pelos trabalhadores. O movimento também é contra as novas regras para o corte do cartão cesta e a favor da volta do vale transporte intermunicipal.

De acordo com o presidente do sindicato, Roberto Cesário, a paralisação é o começo de uma greve municipal, caso o município não entre em acordo com os servidores. “Gostaríamos que o Executivo se sensibilizasse com o salário do servidor que é baixo, ao invés do mesmo abrir novas secretarias, o que realmente irá onerar os cofres públicos. Estamos reivindicando algo previsto na constituição: a segurança alimentar e de sobrevivência de todos os funcionários públicos. Queremos ser remunerados por aquilo que trabalhamos e merecemos. Queremos justiça social”, pleiteia Cesário. O presidente ainda reforça que o reajuste anual não é concedido há três anos. “Não estamos pedindo aumento de salário, apenas uma revisão geral prevista na Constituição. Esperamos que com essa segunda passeata, realmente o poder do Executivo e do Legislativo reconheçam e valorizem o funcionário público de Itabirito”, completa.

Em um comunicado oficial, a prefeitura informou que encaminhou para a Câmara um Projeto de Lei que altera a Lei Municipal de nº 2856, de 16 de janeiro de 2012, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Funcionários Públicos da Educação Básica do Município de Itabirito. “É notável que a lei citada anteriormente não assegura atualmente remunerações condignas e compatíveis com a dignidade, peculiaridade e importância desta classe. Além disso, nosso País passa por um momento financeiro delicado, onde se fez necessária uma readequação aos valores dos vencimentos a fim de motivar os professores e ser referência na valorização dos docentes na Região”, enfatizou a nota.

De acordo com o executivo, que aguarda aprovação do projeto pelos vereadores, o plano prevê reajuste salarial para os educadores de todos os níveis da Educação Básica.

A manifestação ocorreu em uma passeata pelas ruas do centro da cidade em frente a prefeitura.

Paralisação pode levar a greve geral dos servidores municipais em ItabiritoParalisação pode levar a greve geral dos servidores municipais em Itabirito
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook