Parceria amplia promoção de arte e cultura em Ouro Preto

Ouro Preto,
13 de Julho de 2018

A produção de artesanato sustentável é uma tendência de mercado que tem ganhado espaço e despertado o interesse de muitas pessoas. Aliado a isso, buscando atividades que possibilitem melhor qualidade de vida, a associação Galpão Cultural Sinhá Olímpia promove arte e cultura em um espaço de aprendizado e compartilhamento de saberes em Ouro Preto. Para ampliar essa oportunidade, o Galpão agora passa a contar com a parceria do projeto Meraki.

O projeto Meraki enfatiza o conhecimento através do aprendizado e do compartilhamento de saberes, onde todos ensinam e todos aprendem. Iza Ferreira, uma das coordenadoras do projeto, destaca que a parceria reforça a atividade cultural na cidade. “Escolhemos o Galpão Sinhá Olímpia, pois o Galpão tem a cara do projeto. Ele respira arte, cultura e acolhimento. É o lugar ideal para acolher o projeto”, ratifica Iza. Ela ainda destaca que a parceria surgiu da vontade de fazer trabalhos na área social por Ouro Preto feito por ouro-pretanos. “A nossa ideia foi reunir pessoas da cidade que dominem o fazer e o saber e que possam transmitir esse conhecimento”, completa.

Ioná Faustino, uma das organizadoras do Galpão Cultural Sinhá Olímpia destacou a amplitude que a parceria irá proporcionar aos moradores. “O Meraki veio de encontro aos objetivos do galpão, que é alcançar a comunidade de Ouro Preto nos saberes e fazeres, e com esse projeto nós podemos ampliar a oportunidade para mais pessoas. O nosso foco também é a sustentabilidade, onde serão realizadas diversas oficinas, com aproveitamento de coisas que seriam descartadas, e aqui a gente transforma em obras de arte”, reafirma Ioná.

O projeto será lançado oficialmente no dia 14 de julho, mas uma oficina de construção de móveis a partir de palets foi ministrada pelo artista plástico renomado de Minas Gerais, Léo Piló. A sua arte traz reflexões sobre novas construções a partir da sustentabilidade. “Dentro do preceito da redução, do reaproveitamento, e da reciclagem a gente vem com as propostas de novas construções, de um olhar sobre os reaproveitamentos. O material que é descartado, muitas vezes não tem sobrevida e com a oficina as pessoas fazem uma tentativa de maior recepção do que está em torno dela, da cidade e o seu descarte. O resíduo sólido urbano tem muitas oportunidades de se transformar e aqui nós estamos tentando isso”, enfatiza o artista.

O Meraki já ministrou oficinas em Ouro Preto e Doroteia da Conceição, que já foi aluna, hoje é voluntária e ministra oficinas. “Hoje tenho a oportunidade de passar para as pessoas o que eu aprendi. O projeto é muito importante para mim e fico feliz em poder participar, poder aprender e passar para outras pessoas o que eu já sei. Eu não imaginava que fosse tão bom como está sendo aqui”, ressalta.

A parceria acontece até dezembro com encontros semanalmente todas as quartas. Serão ministradas oficinas de artesanato, na área de saúde e de decoração, palestras e atividades culturais.

Durante o durante o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, o Galpão Cultural Sinhá Olímpia irá funcionar das 8h às 17h. O Galpão fica na R. Sinhá Olímpia 178, Bauxita.

Parceria amplia promoção de arte e cultura em Ouro PretoParceria amplia promoção de arte e cultura em Ouro PretoParceria amplia promoção de arte e cultura em Ouro PretoParceria amplia promoção de arte e cultura em Ouro Preto
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook