Parceria da Prefeitura de Itabirito com a Embrapa garante reforço nutricional na merenda escolar

Itabirito,
13 de Outubro de 2013

A Prefeitura de Itabirito realizou, no dia 1º de outubro, a solenidade de assinatura de um convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que garante a implantação do projeto Biofort no município. Com a parceria, a Prefeitura passa a adquirir sementes de alimentos biofortificados para a merenda escolar. O benefício passa a integrar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) que já está em vigor na cidade.

Utilizando a técnica de melhoramento genético convencional, ou seja, o cruzamento de plantas da mesma espécie, os pesquisadores conseguem obter alimentos com maiores teores de zinco, ferro e pró-vitamina A, que combatem a deficiência de micronutrientes no organismo.

Jason de Oliveira Duarte, responsável pela transferência da tecnologia da Embrapa, destaca que “o objetivo do projeto é acrescentar valor nutricional aos alimentos, visando diminuir a desnutrição e garantir maior segurança alimentar”. Com o convênio já assinado, a Secretaria de Agricultura e Pecuária iniciou os trabalhos de plantio e a multiplicação de ramas de feijão, milho, mandioca e batata doce.

De acordo com Antônio Avelar, secretário de Agricultura e Pecuária, o projeto oferece condições de fortalecer tanto a merenda escolar quanto a agricultura familiar. “Queremos que os agricultores tenham condições de realizar uma produção constante, o que ainda não ocorre. Queremos, inclusive, incentivar a entrada de novos produtores. Através dessa iniciativa, a Prefeitura também vai poder oferecer uma merenda de alta qualidade nutricional aos alunos das escolas municipais”.

O diretor de Agropecuária, Rainer Tawer, explica o funcionamento do projeto. “Durante a colheita, parte das sementes e ramas serão reservadas para que possamos multiplicar as mudas. Desta forma, poderemos ampliar a produção atingindo um número maior de alunos”. Ele ainda destaca que “inicialmente, somente as escolas que estão dentro do programa de merenda escolar receberão os produtos. Mas a ideia é que, em breve, a produção chegue aos estabelecimentos comerciais da cidade”.

“Criamos a secretaria de Agricultura e Pecuária justamente porque sabemos o potencial que Itabirito tem para o setor agropecuário. Essa parceria com a Embrapa fortalece o trabalho, traz benefícios para a população como um todo e garante novos investimentos para os pequenos produtores e agricultores familiares”, explicou o prefeito Alex Salvador.

Variedade e sabor vitaminado

Além do ganho nutricional nos alimentos, o analista do projeto Biofort, José Heitor Vasconcellos, conta que a parceria com a Embrapa também vai garantir uma capacitação para as cantineiras da rede de ensino municipal. “As pessoas que preparam a merenda nas escolas irão aprender a fazer pratos mais nutritivos e atrativos”.

A nutricionista do setor de alimentação escolar municipal, Giussara Gradistan, comemorou a parceria. “Garantir o maior valor nutricional na alimentação dos alunos é um dos nossos principais objetivos. Com o projeto, além da qualidade, vamos oferecer um cardápio ainda mais variado para os alunos”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook