Parceria traz saneamento para distrito de Ribeirão do Eixo

Itabirito,
02 de Setembro de 2011

Uma reunião realizada na tarde de sexta-feira, dia 12 de agosto, oficializou a parceria entre a Prefeitura de Itabirito, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), e a Gerdau Açominas, que investirá mais de R$ 1,9 milhão em obras de saneamento e na construção de uma passarela no distrito de Ribeirão do Eixo. O acordo, assinado no gabinete do Prefeito, faz parte da compensação socioambiental, que deve ser realizada pela Gerdau Açominas, como contrapartida das atividades mineradoras no distrito. Para o Prefeito Manoel da Mota, “o acordo trará uma série de melhorias na qualidade de vida da comunidade, que ansiava há bastante tempo por estas obras de infraestrutura”.

Na área de saneamento, serão implantadas unidades individuais para o tratamento do esgoto, com sistema de fossas sépticas, filtros e sumidouros, além da aquisição de um caminhão limpa fossa (Hidrojateador a vácuo). Para o abastecimento da região, será instalada uma captação e uma Estação de Tratamento de Água – ETA Compacta, que beneficiará aproximadamente 500 pessoas da comunidade. A previsão é de que as obras sejam iniciadas ainda neste mês e concluídas em dezembro. Após a instalação das fossas e da unidade de tratamento de água, o Saae gerenciará os sistemas, garantindo a qualidade dos serviços oferecidos à população.

Segundo a Diretora Presidente do Saae, Doris Garisto Lins, a participação da comunidade foi fundamental para a implementação do projeto. “A comunidade foi ouvida desde o início do processo. Foi ela que escolheu o que deveria ser feito com os recursos financeiros, que trarão a melhoria da qualidade de vida para a comunidade”. “Tivemos um investimento realizado pela Funasa na gestão anterior do Saae (2007), mas que, por não ter ouvido a comunidade, não atendeu o que eles necessitavam”, completa Doris.

Além das obras de saneamento, será construída uma passarela, baseada nas dimensões do alargamento da BR-040, garantindo mais segurança à população. Os recursos serão gerenciados pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabirito (Adesita), que viabilizará a contratação rápida e eficiente dos serviços.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook