Parlamento Jovem de Ouro Preto provoca reflexões em mais de 750 estudantes com peças da Cia Condelon

Ouro Preto,
22 de Maio de 2012

O Parlamento Jovem de Ouro Preto – Projeto do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal - promoveu nesta semana, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, a aproximação dos integrantes do Projeto e de alunos das escolas da sede e distritos da cidade a questões essenciais para a formação cidadã.

Durante duas apresentações teatrais da Cia Condelon, de Belo Horizonte, os jovens acompanharam cenas sobre situações cotidianas que tratam de valores humanos e de assuntos como sexualidade, violência, responsabilidade social, prevenção de doenças e atualidade da mídia e redes sociais.

A Cia Condelon apresentou a peça “Pedaços de Vida” para cerca de 260 pessoas, na última quarta-feira (16), no Teatro Municipal Casa da Ópera, em Ouro Preto. Já na quinta-feira (17), a peça “Os Plugados” foi encenada para cerca de 500 estudantes e professores, na Escola Estadual Padre Afonso de Lemos, em Cachoeira do Campo. As apresentações interligaram a realidade com o tema do Projeto em 2012, que é a “Educação Cidadã”.

“O resultado esperado é bem objetivo: provocar reflexões. A gente lança todos esses temas, com cenas engraçadas ou tristes, mas com esse único objetivo: eu preciso provocar neles uma reflexão”, afirma o Diretor e ator da Cia Condelon, Henrique Diana.

Para o Professor da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas Gerais, Ludovikus Moreira, que acompanhou o evento realizado no distrito cachoeirense, o Parlamento Jovem de Ouro Preto inova com a iniciativa de possibilitar à arte cênica levar a política de uma maneira lúdica às escolas. “Foi inédito, até então eu não havia visto nenhuma cidade trabalhar com o teatro para chamar o jovem, cultivando a educação para a cidadania com a escola inteira”, pontua Ludovikus.

A Coordenadora do Parlamento Jovem de Ouro Preto, Rigeli Mapa, comemora o sucesso da iniciativa. “A Cia Condelon trabalha com o teatro-escola e com temáticas voltadas para os jovens. As peças possibilitaram aos adolescentes melhor absorção do tema trabalhado neste ano pelo Projeto, esclarecendo questões de uma forma leve,” avalia Rigeli ao destacar a presença efetiva de todas as escolas convidadas aos eventos.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook