Passagem de Mariana pede socorro

Mariana,
03 de Abril de 2012

Moradores reivindicam diversas melhorias, como pavimentação completa da Rua da Praia, reforma da escola e preservação da Cachoeira do Matadouro

Ícone da representatividade histórica, econômica e turística da “Primaz de Minas”, Passagem de Mariana apresenta uma realidade adversa a seus moradores. Em 2006, a comunidade realizou um abaixo-assinado que colheu centenas de assinaturas com o intuito de assegurar melhorias na rede pluvial e na pavimentação da Rua da Praia, como constava no projeto da obra há cerca de 10 anos. “O que nos intriga é que um lado é asfalto e do outro é calçamento e, no meio, poeira e esgoto a céu aberto. Não sei o que os políticos têm contra os moradores da Praia”, diz Mauro Roberto Calixto. A precariedade da via teria sido agravada com obra de implantação do muro de gabião nas margens do Ribeirão do Carmo.

Já a Escola Municipal de Passagem encontra-se em precárias condições. Além disso, os alunos se vêm obrigados a encarar esgoto a céu aberto na rua que dá acesso à instituição. “Eu particularmente não permito que minha filha freqüente uma escola nessas condições e com esgoto correndo nas imediações”, aponta Rita Célia Santos, integrante da Pastoral da Criança e do Menor. Já a diretora da escola de Passagem, Ione, garante que “a unidade será reconstruída em breve, já que isso seria prioridade para o prefeito Roberto Rodrigues, que esteve no local recentemente e anunciou a obra e o funcionamento da Escola em Tempo Integral”.

Outro problema ainda sem solução é a reconstrução de moradia para a família de Dalva dos Santos Silva, 81. Ela era moradora da Rua Olímpia Diniz quando teve a residência comprometida por problemas estruturais e, em acordo com o município, se transferiu para o programa “Aluguel Social”, sob a condição de reaver a casa. “A prefeitura me informou que eu ficaria três meses no Aluguel Social, mas já se passou esse tempo e nada foi feito. A casa em que estamos hoje não abriga com dignidade a nossa família”, afirma. A atual administração teria se comprometido em resolver o caso, mas os documentos que garantiriam a reforma desapareceram da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Alvo de reclamação também são condições dos cursos d’água e da área de Preservação Ambiental (APP) da Cachoeira do Matadouro. O local era para ser uma alternativa de lazer à comunidade, mas, por falta de destinação adequada o esgoto vem sendo lançado na cabeceira da cachoeira, vindo da Vila São Vicente. “Quando foi inaugurada pensávamos que a área seria um atrativo aos moradores, mas desfrutar do local passou a ser uma ameaça à nossa saúde” diz José Celestino, que já há 18 anos mora nas proximidades da Cachoeira. Passagem também fornece água de suas nascentes à Captação da Borboleta que abastece a Estação de Tratamento da sede (Eta Norte). “Mas nossa comunidade não recebe a água tratada, apenas a sobra dela, afetando os serviços do posto de saúde e da escola”, afirma Eduardo Ribeiro Anacleto. A falta de opções para os jovens é também reclamação recorrente, agravando os problemas sociais.

Segundo a Associação de Moradores, os problemas em Passagem se devem às trocas de prefeito e promessas de melhoras. “A instabilidade política mais a falta de compromisso do poder público jogaram Passagem de Mariana às traças”, ataca o vice-presidente da Associação, Gilberto Alves, o Betinho. Ela explica que os moradores se mobilizam atualmente para exigir diversas melhorias, entre elas a reforma da Rua da Praia. “Essa penúria dos moradores da praia será levada ao Ministério Publico”, completa. Os moradores também reivindicam a instalação de redutores de velocidade nas proximidades da escola, regularidade na coleta de lixo, aumento das linhas do “circular”, médico no Posto de Saúde e a capina e limpeza freqüente das vias. A reportagem do O LIBERAL solicitou informações à Prefeitura acerca das possíveis melhorias e soluções em curso em Passagem, mas a Assessoria de Comunicação não se pronunciou sobre a situação.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook