Passeata em comemoração ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial acontece em Itabirito

Itabirito,
26 de Maio de 2017

Ato também celebrou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Para comemorar os 30 anos de luta antimanicomial no Brasil, profissionais da Rede e usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Itabirito, Ouro Preto e Mariana realizaram uma passeata nas ruas de Itabirito na tarde de quinta-feira, 18. O evento teve o objetivo de propor uma reflexão sobre o tema e combater os preconceitos.

O ato, que partiu da Avenida Queiroz Júnior, em frente à Prefeitura, também celebrou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes. A caminhada contou com acompanhamento da Fanpaz da Escola Laura Queiroz e outras instituições. No final do evento foram realizadas apresentações culturais na Praça da Estação.

Esse ano, em sintonia com o Fórum Mineiro de Saúde Mental, o tema refletido foi “Faz escuro, mas eu canto: Liberdade em todo canto”. De acordo com o coordenador técnico da saúde mental de Itabirito, Luizmar Rocha, o tema faz alusão, e ao mesmo tempo uma crítica, ao momento que estamos vivendo no Brasil, um tempo de escuridão no cenário político nacional, contudo, “é preciso seguir lutando, e ter esperança de transformação, buscar no colorido da arte a inspiração para vencer o medo que assombra e faz retroceder”. Para ele, é importante relembrar a luta. “Hoje é um dia histórico, de pessoas que clamam por implantação de políticas publicas que ofereçam um novo modelo assistencial ao portador de sofrimento mental”, salientou.

O prefeito Alex Salvador participou do evento e falou da data. “Sabemos da importância de uma boa gestão da saúde para a população. Por isso, aqui em Itabirito, estamos empenhados em fazer um bom trabalho, com prioridade e investimentos, especialmente na área de saúde mental, que é fundamental”, frisou.

Dia da Luta Antimanicomial

O dia “18 de maio” marca a luta por mudanças no modo de tratamento da saúde mental no Brasil, que permitiu que os pacientes fossem tratados de forma mais humana, com mais consideração, acolhimento e inserção social e ocupacional, como acontece no Caps Adulto e Infantil.

“Esta data marca a mudança de uma assistência que segregava e mantinha as pessoas pressas em manicômios. Este dia representa uma mudança da assistência, tratando as pessoas em meio aberto, articulando uma rede de assistência da saúde e do social, buscando a construção da autonomia dessas pessoas e a construção do espaço delas na sociedade”, salientou o coordenador da saúde mental de Mariana, Sérgio Rossi.

Passeata em comemoração ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial acontece em ItabiritoPasseata em comemoração ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial acontece em Itabirito
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook