Pastoral Carcerária trabalha em Itabirito levando fé aos detentos da cidade

Itabirito,
15 de Julho de 2013

A Pastoral Carcerária é uma ação pastoral da Igreja Católica que busca promover a evangelização das pessoas que se encontram presas nas cidades. A ideia é zelar pelos direitos humanos e pela dignidade humana no sistema prisional. Em Itabirito um grupo trabalha com esse intuito semanalmente no presídio municipal, que funciona aos fundos da Delegacia da cidade. Todas as sextas-feiras, as Irmãs da Legião de Maria e da Pastoral Carcerária visitam os detentos, e na oportunidade, rezam todos juntos o terço e levam folhetos de evangelização.

O trabalho vai além, Maria da Conceição Rezende, a Irmã Rezende, explica que a prioridade do trabalho do grupo é também o apoio às famílias dos detentos. A Pastoral, formada por cerca de 12 pessoas visitam também as famílias dos presos, levando palavras de fé e de ânimo para a recuperação de seus familiares.

Um advogado voluntário também trabalha com a Pastoral Carcerária. Segundo a Irmã Rezende, o advogado procura analisar o artigo em que determinado preso foi enquadrado, buscando formas de promover uma redução de pena e outras providências, acompanhamento feito com a permissão da Justiça.

O apoio serve também para as famílias de longe, segundo Irmã Rezende, há famílias de presos que são de muito longe e nem sabem que seu familiar está detido na cidade. A Pastoral Carcerária também entra em contato para preparar e dar a triste notícia aos familiares.

E a recepção dos presos não poderia ser melhor, “eles sabem perfeitamente quem vai lá para fazer o bem”, destacou a Irmã Rezende. Em quase 30 anos de trabalho de evangelização, os voluntários se orgulham em lembrar os vários casos de ex-criminosos que, após serem libertos, se converteram e procuraram a pastoral a fim de dar seu testemunho de fé e recuperação.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook