Peças do Arp Schnitger dão origem a novo órgão

Mariana,
05 de Agosto de 2014

Com recursos do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural, Mariana ganhará um novo órgão musical construído a partir de peças do secular Arp Schnitger. A iniciativa é da organista Elisa Freixo, com o apoio da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese (Fundarq) e da Prefeitura de Mariana, que repassou R$ 55 mil ao Museu da Música de Mariana para a execução do projeto.

O novo órgão musical, que fará parte da preciosa coleção mineira de arte sacra em Mariana, deverá ser inaugurado em agosto. O instrumento foi construído a partir de peças remanescente do Arp Schnitger, órgão da primeira década do século XVIII, que fica na Catedral da Sé, e que foi restaurado em 1984. Algumas peças originais foram substituídas nessa restauração e agora estão sendo reaproveitadas na construção do novo órgão.

O consultor do Museu da Música, José Eduardo Liboreiro, explica que o instrumento não é uma réplica do Arp Schnitger por contar com partes que foram usados no órgão secular. “É um trabalho impraticável, pois o tamanho, os detalhes, isso tudo é único”. E, além disso, José Eduardo frisa que “além da formação de organistas, o instrumento serviria para fazer concertos itinerantes, porém o seu tamanho acabou ficando grande demais, mas vamos analisar essa possibilidade. Porém este órgão possibilita um melhor aprendizado para os futuros estudantes do que um órgão menor”.

Para o secretário de Cultura e Turismo do município de Mariana, Antônio Delfonso Ferreira, o órgão “servirá para resgatar o conhecimento e divulgação da música, de um instrumento que cada vez tem menos. Além disso, acaba divulgando o valor da música, com uma educação patrimonial”.

Peças do Arp Schnitger dão origem a novo órgão - Foto de Thiago Anselmo
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook