Pedro Aleixo é reconhecido como ex-presidente da República

Ouro Preto,
01 de Outubro de 2011

O estadista foi educado em Ouro Preto.
A presidente Dilma Roussef sancionou, neste mês de setembro, uma lei votada pelo Congresso que considera o cidadão marianense Pedro Aleixo como ex-presidente da República. A lei reconhece que, em 1969, houve um desrespeito à Constituição quando o então vice-presidente foi impedido pelos militares de exercer a Presidência no lugar do presidente Costa e Silva, que havia sofrido um derrame cerebral.

O estadista mineiro Pedro Aleixo nasceu em Mariana, no distrito de Bandeirantes e ainda criança se mudou para Ouro Preto, onde foi educado. Segundo o prefeito Angelo Oswaldo, o município já o considerava presidente, “pois é assim que denominamos o trecho urbano da Rodovia dos Inconfidentes, em Cachoeira do Campo: Avenida Presidente Pedro Aleixo”.

Angelo conta, ainda, que a casa antes pertencente a Pedro Aleixo, localizada na praça Antônio Dias, foi doada por seu filho, o padre jesuíta José Carlos Brandi Aleixo, à Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop). Hoje, funciona, no imóvel, a Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade e a sede do Memorial do Presidente.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook