Pesquisa Instituto Giga em parceria com O Liberal, em Ouro Preto, aponta Júlio Pimenta na liderança

Ouro Preto,
30 de Setembro de 2016

Pesquisa eleitoral realizada em Ouro Preto aponta a intenção de voto do eleitor, avaliação do atual governo e outras informações. É uma parceria do jornal O LIBERAL com o Instituto Giga, coordenado por Adriano da Gama Cerqueira, membro fundador do Núcleo de Estudos Aplicados e Sóciopolíticos Comparados (Neaspoc) da UFOP, além de coordenador do Instituto “Em Data” do jornal O Estado de Minas e Diários Associados.

Espontânea e estimulada

Na intenção de voto para prefeito, espontaneamente, Júlio Pimenta (PPS) aparece com 31% das intenções de voto. Caio Bueno (PSB) surge com 16%, Léo Feijoada (PMN) com 9% e Guilherme Perét (PSC) com 1%. Na estimulada Júlio sobe para 37%, Caio para 17%, Léo para 11% e Guilherme se mantém com 1%. No cenário estimulado, brancos, nulos, indecisos e não responsivos (não sabem, não responderam) somam 34%.

Avaliação do governo

O eleitor também teve oportunidade de avaliar o governo atual. A soma dos conceitos ótimo, bom, e regular (positivo) foram de 18% para o prefeito José Leandro, o que reflete seu índice de aprovação. Já na soma dos conceitos regular (negativo), ruim e péssimo a desaprovação do prefeito chega a 69%. 13% foram não responsivos, ou não aprovam nem desaprovam.

Principais problemas de Ouro Preto

A saúde, com 35% de citação pelo universo pesquisado, é o principal problema de Ouro Preto, seguido por desemprego, com 20% e educação e pavimentação, ambos com 8%.

Candidatos a vereador mais lembrados

Em modelo unicamente espontâneo, a pesquisa avaliou os candidatos a vereador mais lembrados pelo eleitor. Os nomes Leleco (5%), Wander Albuquerque (3%), Paquinha (3%), Marquinhos do Esporte (2%), Edison Dentinho da Rádio (2%), Angelo Ibrahim (2%), Mercinho Merisson Gomes (2%) e Regina Braga, ou apenas Regina (2%) foram os mais citados.

Comunicação

Entre os órgãos de comunicação regionais, imprensa escrita e emissoras de rádio, em caráter espontâneo, o jornal O LIBERAL foi referenciado por 65% de leitores, e o Mundo dos Inconfidentes por 3%. Outros órgãos escritos e não leitores somam 32%. Já a Rádio Itatiaia Ouro Preto lidera o universo de rádio ouvintes com 47% da preferência, seguida pela Real FM com 12%, Rádio Província com 5%, Sideral FM com 4% e Rádio UFOP com 3%. Outras rádios, não ouvintes e não responsivos somam 31%.

Dados da pesquisa

A pesquisa do tipo “survey” entrevistou um universo de 600 domiciliados em Ouro Preto (sede e distritos) dos dias 23 a 25 de setembro/2016, tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 4% (quatro pontos percentuais). Está registrada sob o número MG-08426/2016. As porcentagens estão arredondadas e por essa razão pode acontecer de sua soma não atingir 100% (podem ficar como 99%, 101%, próximo de 100%). O jornal O LIBERAL é o contratante. O relatório completo da pesquisa pode ser obtido aqui. Mais detalhes aqui e aqui.

Pesquisa Instituto Giga em parceria com O Liberal, em Ouro Preto, aponta Júlio Pimenta na liderançaPesquisa Instituto Giga em parceria com O Liberal, em Ouro Preto, aponta Júlio Pimenta na liderançaPesquisa Instituto Giga em parceria com O Liberal, em Ouro Preto, aponta Júlio Pimenta na liderança
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook