Planejamento de Itabirito otimiza recursos em tempos de crise

Itabirito,
03 de Fevereiro de 2017

Pasta também está empenhada para trazer mais verbas para a cidade

Com o objetivo de contribuir para uma análise mais ampla e detalhada da capacidade financeira da administração municipal, otimizando recursos e direcionando investimentos para atendimento das prioridades do município, a Secretaria de Planejamento está trabalhando na implantação de um novo sistema de gerenciamento do orçamento. O trabalho está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Fazenda e com a Controladoria Geral.

Para isso, a equipe de Planejamento começou a realizar uma série de visitas às secretarias e órgãos municipais para entender melhor o funcionamento, estrutura e metas de cada um para o mandato 2017/2020. De acordo com o secretário Paulo Carvalho, a ideia é promover maior integração de informações e fluxos de processos para o desenvolvimento conjunto de ações que visem agilizar a execução dos serviços públicos.

“A crise econômica que afetou todo o país ainda traz reflexos substanciais para a economia municipal. Desta forma, a ampliação da interface entre as secretarias e um estudo mais detalhado das demandas decorrentes do crescimento urbano, conciliada com a real capacidade financeira do município, pode proporcionar uma equilibrada aplicação dos recursos”, explicou Carvalho.

Uma das visitas já realizadas foi no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). O diretor-presidente da autarquia, Wagner Melillo, e os chefes de setores receberam a equipe de Planejamento para apresentar o trabalho realizado. “O trabalho em parceria com as outras secretarias é muito importante. Desta forma, conseguimos unir esforços e caminhar alinhado para o sucesso e desenvolvimento contínuo da cidade. Quem sai ganhando é a população”, disse Melillo.

Captação de Recursos

Além de estudar formas de melhor utilizar os recursos municipais, a Secretaria de Planejamento também está empenhada em trazer novos recursos para o município. Com este objetivo, parte da equipe da secretaria participou, na última semana, de uma audiência com o governador Fernando Pimentel e membros do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codemig) para conhecer os procedimentos para que Itabirito possa pleitear recursos do Programa de Financiamento de Investimentos para os municípios mineradores, que tiveram perdas de arrecadação de royalties do minério de 2015 e 2016.

Para Carvalho, “a busca de parcerias com o setor privado, governos estadual e federal contribuirão para minimizar o impacto da queda de arrecadação sofrida nestes últimos anos”.

Planejamento de Itabirito otimiza recursos em tempos de crisePlanejamento de Itabirito otimiza recursos em tempos de crise
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook