Planejamento e destino certo para o lixo, em Itabirito

Itabirito,
24 de Novembro de 2013

No último mês, a Prefeitura de Itabirito cadastrou seu Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos (PGIRSU) na Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam). Com o intuito de aperfeiçoar os serviços públicos prestados para a população, o plano viabiliza a captação de recursos da União para o apoio no desenvolvimento de técnicas e na aquisição de tecnologia e implementação de projetos já implantados. “A Lei exige a elaboração do plano para a captação de verbas destinadas a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos”, explica Generoso, secretário de Meio Ambiente.

A assessora de gestão e planejamento, Fádua Silva, destaca que o PGIRSU foi organizado pela própria equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. “Realizamos um estudo a partir da análise da situação atual do gerenciamento integrado dos resíduos gerados, baseando também no histórico da produção de lixo e da evolução da coleta e destinação final, bem como das perspectivas do crescimento populacional e o decorrente aumento da produção de resíduos, com o objetivo de universalizar o atendimento dos serviços, atender as prerrogativas de reduzir, reutilizar e reciclar o resíduo gerado no município”. Ela também avalia o resultado do trabalho. “Foi um processo que gerou indicativas relevantes para o município, uma vez que possibilitou um diagnóstico atualizado, além de proporcionar um levantamento de demanda para um eficaz gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos”.

Com o PGIRSU, o Município passa a aprimorar seu sistema de fiscalização e monitoramento dentro da legislação municipal e normas técnicas vigentes, exercendo seu poder de polícia administrativa com maior embasamento técnico e legal. Outro benefício é que a partir de 2014, a Prefeitura passará a desenvolver diversos programas que foram incluídos no Plano, são eles: Programa Municipal de Coleta Seletiva, Programa de Valorização dos Agentes de Limpeza e Catadores, Programa Municipal de Tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos e Programa Municipal de Mobilização Social e Fiscalização dos Serviços de Limpeza.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook