Plano de Contingência alerta Ouro Preto para o período chuvoso

Ouro Preto,
11 de Novembro de 2016

Com o aumento do índice de chuvas, é preciso realizar vistorias nas áreas de risco e orientar a população

O período chuvoso sempre foi uma preocupação para Ouro Preto. Devido a sua topografia característica, a cidade apresenta diversos locais passíveis de deslizamentos. Com o objetivo de mostrar para a população como o município se prepara para enfrentar esse período, a Defesa Civil apresentou na manhã de quarta-feira (09) o Plano de Contingência.

“Esse Plano é de fundamental importância porque mostra os recursos que o município tem para enfrentar essa estação chuvosa. Geralmente é no período do verão que acontecem os maiores desastres, como deslizamentos de terra e inundações”, afirmou o secretário de Defesa Social de Ouro Preto, Antônio Carlos de Oliveira. De acordo com o secretario, o Plano também é enviado para o Governo do Estado, pois algumas tragédias demandam recursos que precisam ser subsidiados.

O Plano de Contingência é uma ação realizada em parceria com as secretarias da Casa Civil, Defesa Social, Saúde, Educação, Obras e Urbanismo e Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania e conta com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Cada setor envolvido apresenta a maneira que pode contribuir em caso de ocorrências. Os leitos hospitalares, equipamentos, abrigos, equipe técnica e outros aparatos necessários para atender a população são apresentados pelo Plano de Contingência.

O coordenador da Defesa Civil de Ouro Preto, Sebastião Evásio, lembra que o período é preocupante e pede para que a população fique atenta e tenha um olhar diferente sobre a região onde mora. “A gente espera, nesse período de chuvas, atender a toda a população, com o intuito de que não haja vítimas. O principal objetivo do Plano de Contingência é evitar a perda de vidas”, pontuou Sebastião.

O site da Prefeitura de Ouro Preto também apresenta um Sistema de Alerta Meteorológico. “O acesso a internet hoje é muito fácil. Acessando o alerta meteorológico, existem vários indícios apontados que a população consegue perceber se ela está ou não em risco”, comenta o engenheiro geólogo do Departamento de Infraestrutura da Secretaria de Obras, Charles Murta.

Ainda de acordo com o Charles, é preciso observar se portas e janelas começarem a emperrar ou o telhado da casa se deslocar, por exemplo, pois pode ser um sinal de movimentação do terreno. O engenheiro lembra ainda que “o Sistema de Alerta não fica simplesmente mecanizado na milimetragem da chuva. São realizadas vistorias nos locais e, só após os resultados entre as previsões e as vistorias, é que o alerta é alterado”.

Caso ocorra alguma situação que apresente perigo, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Plano de Contingência alerta Ouro Preto para o período chuvoso  Plano de Contingência alerta Ouro Preto para o período chuvoso
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook