Plano de Mobilidade Urbana de Itabirito

Itabirito,
23 de Junho de 2015

Para uma cidade mais organizada e segura

A Prefeitura Municipal de Itabirito, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou no dia 10 de junho, na Câmara Municipal, a primeira audiência pública para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do Município (Plamob-ITA).

O evento contou com a participação de arquitetos, representantes da Câmara dos Dirigentes Lojista (CDL), Câmara Municipal e conselheiros dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente (Codema), de Políticas Públicas (Compurb) e do de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (Compatri), entre outros. O objetivo da primeira audiência foi apresentar o resultado obtido com a etapa inicial dos trabalhos e dar a oportunidade para que a população apresentasse suas ideias, sugestões e questionamentos. Essa etapa contou com estudos e diagnósticos da situação atual do município, levando em conta a frota municipal, trânsito, acessibilidade da população e pontos críticos que interferem na mobilidade da cidade.

Esse estudo, juntamente, com a colaboração da população irá contribuir para a definição de diretrizes, estratégias e interferências na cidade que vão compor o Plano de Mobilidade Urbana.

O prefeito de Itabirito, Alex Salvador, lembrou durante a abertura da audiência que a participação da sociedade nesse processo é fundamental. “Todos devem dialogar, e dar sugestões, afinal é o futuro da nossa cidade que está sendo planejado”, contou.

O secretário de Urbanismo, Lúcio Bastos explicou que “foi feito um estudo muito importante para chegar ao diagnóstico atual. O levantamento realizado foi essencial para a elaboração de estratégias que irão compor o Plano. No entanto, o mais importante é a participação de todos”, explicou ele.

Para auxiliar na elaboração do Plamob - ITA foram feitos diversos estudos por empresas especializadas como a Intraff, Fundação Renato Azeredo, Poente Engenharia e Consultoria, Contécnica Consultoria Técnica, além das equipes técnicas das Secretarias de Urbanismo e de Secretaria de Segurança e Trânsito.

Processo de melhorias acelerado

A elaboração do Plano de Mobilidade foi dividida em três etapas. A primeira envolveu o planejamento e os diagnósticos que foram apresentados na audiência. A segunda etapa, que está em desenvolvimento, trabalha as diretrizes apresentadas e suas interferências na cidade, por meio de projetos e propostas com base nos eixos críticos que foram demonstrados na primeira audiência. A terceira etapa trará a conclusão de todo estudo realizado com a apresentação do Plano de Mobilidade de Itabirito. Ao final de cada ciclo, todo o trabalho será apresentado em audiência pública. Até a conclusão do Plano acontecerão três audiências.

A próxima audiência pública para tratar do Plamob- ITA acontecerá no dia 24 de junho, às 14h, na Câmara Municipal de Itabirito.

Mais uma vez, a participação da população é essencial para planejar uma cidade melhor para todos.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook