Plano decenal de educação de Itabirito é discutido

Itabirito,
20 de Novembro de 2014

Projeto visa traçar diretrizes, metas e objetivos da rede de ensino para os próximos dez anos

Foi realizada na noite de 3 de novembro, uma reunião entre autoridades, educadores, comunidade escolar e sociedade civil representada pelos diferentes segmentos sociais para definir o Plano Municipal de Educação (PME), que vigorará por dez anos, a contar de 2014. O encontro aconteceu no auditório do CET-CEFET, atual IFMG e contou com uma apresentação musical do coral da Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira.

A reunião teve como objetivo apresentar a proposta de elaboração do Plano Municipal de Educação a partir do Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado em 26 de junho de 2014 e eleger representantes dos diversos segmentos da sociedade itabiritense para participar, efetivamente, da elaboração do Plano Municipal de Educação.

O Plano deve articular a educação do município, no que tange as esferas de ensino municipal, estadual, federal e particular, visando o desenvolvimento da população, assegurando a oferta de uma educação de qualidade em todas as etapas, níveis e modalidade de ensino (educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, ensino médio, técnico e profissionalizante; ensino superior, educação à distância, educação especial). Para a secretária de educação da Prefeitura de Itabirito, Ana Góis, a ação é importante porque “nenhum município é capaz de dar um salto em seu desenvolvimento se não tiver a educação como prioridade. E para que isto ocorra é necessário um planejamento capaz de criar novos rumos para a cidade, onde a educação esteja em 1º plano”.

Esteve presente, também, no evento a secretária de educação da Prefeitura de Mariana, que, na oportunidade, parabenizou o trabalho realizado pela Administração e o qualificou como “excelente”. Completou dizendo, ainda, que “dar início ao processo de construção decenal da educação de um município é uma grande responsabilidade, pois se trata de uma ampla discussão entorno de professores, pais, alunos e funcionários, levando em conta a rede de ensino pública e privada.” O prefeito Alex Salvador, que também compôs a mesa de autoridades, ressaltou que a educação é a base de tudo. “A nossa intenção, ao traçar metas para os próximos dez anos, é que a ações educacionais sejam verdadeiramente ativas como hoje a cidade é”. O representante da Câmara Municipal de Itabirito, Maximiliano Silva Baêta Fortes, lembrou que grandes passos para o desenvolvimento da educação na cidade já foram dados, como “a inauguração da Escola do São José, a aprovação do projeto de lei que valoriza os professores da rede de ensino e, o mais recente, a implantação do IFMG, oportunizando acesso ao ensino médio e superior de nível federal”.

Durante o encontro foi constituída a Comissão Representativa que irá, juntamente com a equipe técnica já nomeada, discutir e validar as propostas para educação, sistematizar as contribuições e encaminhá-las à Secretaria de Educação.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook