Plano Municipal de Cultura recebe contribuições dos itabiritenses

Itabirito,
13 de Maio de 2016

Em maio estão sendo promovidos fóruns nos quais a população pode conhecer o Plano e fazer sugestões

O Plano Municipal de Cultura está em fase de elaboração e neste mês de maio a população de Itabirito terá várias oportunidades para fazer contribuições.

Desde o início do mês estão sendo organizados fóruns técnicos nos quais os cidadãos podem conhecer as bases do plano e fazer contribuições relevantes. O primeiro aconteceu no dia 7 de maio, no distrito de Acuruí, e até o final do mês haverá outras três oportunidades de participação da sociedade civil.

O próximo fórum técnico acontece no dia 14 de maio, na Escola Municipal Padre Antônio Cândido, no distrito de São Gonçalo do Bação, entre 13h e 17h. O terceiro será no dia 21 de maio, na Casa de Cultura, de 9h às 13h. E no dia 24 de maio será promovida uma Assembleia Geral, na Câmara de Vereadores, de 9h às 13h. A Secretaria Municipal de Patrimônio Cultural e Turismo ressalta a importância da participação da sociedade nesses momentos de debate.

“O Plano é um instrumento muito importante para organizar e desenvolver a área cultural no município nos próximos dez anos. Ele garante a continuidade das políticas públicas e é essencial que contemos com a participação da comunidade na sua elaboração”, afirma o diretor de Cultura, José Carlos Oliveira. Após a apresentação do Plano nos fóruns técnicos e assembleia geral, o Plano será encaminhado para apreciação do legislativo, por meio de um projeto de lei.

Essencial para a gestão

A elaboração do Plano Municipal de Cultura acontece a partir da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, em conjunto com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, e, é claro, com a participação da comunidade. O trabalho também conta com a parceria da Universidade Federal de Viçosa, que dá subsídios necessários para a elaboração do documento, como a caracterização e diagnóstico cultural do município. Também foram considerados para a elaboração do Plano os dados colhidos nas conferências municipais de cultura de 2005, 2009 e 2013.

O Plano Municipal deve estar alinhado aos Planos Estadual e Nacional de Cultura, que apresentam metas como: criar e implementar ações que sensibilizem para a importância da cultura como vetor de desenvolvimento humano, econômico e social; garantir e ampliar políticas públicas que contemplem a valorização do artista, dos técnicos, dos grupos de culturas populares, tradicionais, afro-brasileira, indígena, circense, entre outros.

Plano Municipal de Cultura recebe contribuições dos itabiritensesPlano Municipal de Cultura recebe contribuições dos itabiritenses
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook