Polícia Civil de Ouro Preto recebe novos equipamentos para perícia

Ouro Preto,
04 de Novembro de 2011

A Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), da Polícia Civil de Minas Gerais, entregou na segunda-feira (31/10), 95 maletas com modernos equipamentos e materiais de perícias de local de crime para o interior do Estado. A cidade de Ouro Preto foi uma das beneficiadas, com o recebimento de uma maleta.

As maletas contêm 42 itens, entre eles, máquina fotográfica, netbook, reagentes de sangue e drogas, trenas eletrônicas, GPS, luvas, óculos especiais, material para coleta de impressões digitais e para isolamento de área. Com os novos equipamentos, peritos criminais de todo o Estado têm à disposição um kit com o material necessário para detectar e coletar vestígios como sangue, saliva, fio de cabelo ou impressões digitais.

Cerca de 70 peritos do interior e parte dos localizados em Belo Horizonte já foram devidamente treinados para utilizar os equipamentos e materiais contidos nas maletas. “Eles atuarão como multiplicadores, ensinando o que aprenderam para os colegas”, informa o Superintendente de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil, Diógenes Coelho Vieira.

Segundo o superintendente, a Polícia Civil de Minas está investindo, ainda, outros R$ 3 milhões somente em equipamentos para a realização de perícia criminal no Estado. Além dos kits de perícia, já foram adquiridos dois microcomparadores balísticos, usados para exames em projéteis disparados e eventual associação com armas de fogo. “Esses equipamentos irão agilizar muito o trabalho dos peritos criminais. O tempo que gastavam para deslocamento até o laboratório em muitos casos não será necessário, já que estarão com o equipamento em mãos” enfatiza Diógenes Vieira.

Diagnóstico da perícia criminal

A aquisição de equipamentos e o treinamento dos peritos criminais têm sido feitos com base em um inédito e detalhado diagnóstico realizado pela Superintendência de Polícia Técnico-Científica, que permitiu levantar a situação e as principais demandas da perícia criminal em todas as regiões de Minas. O levantamento revelou que, em 2010, foram realizadas 230 mil perícias em todo o Estado – cerca de 30% a mais do que no ano anterior. Para isso, os peritos criminais tiveram que percorrer cerca de 1,5 milhão de quilômetros. O diagnóstico detectou também, por exemplo, que 44% das perícias criminais são relacionadas com drogas.

Polícia Civil de Ouro Preto recebe novos equipamentos para perícia
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook