Polícia Civil promove trabalho educativo e preventivo nas escolas

Ouro Preto,
30 de Junho de 2015

Promover uma integração entre comunidade e Polícia Civil, através da aproximação com os jovens e adolescentes. Este é o objetivo do projeto Polícia na Escola idealizado pelo investigador civil, Fernando Marliere.

Há dois anos Fernando promove palestras e campanhas de conscientização abordando temas como drogas, violência e Bullying nas escolas municipais de Ouro Preto. “A proposta é iniciar um diálogo com os alunos, apresentando o que é a Instituição Polícia Civil, seu funcionamento, suas atribuições legais e as carreiras existentes, além de sua contribuição social na resolução de conflitos e apuração de crimes, uma vez que se percebe um desconhecimento geral a respeito da entidade”, esclarece o investigador. Ainda segundo Fernando a alta incidência de infrações envolvendo jovens e adolescentes foi outro motivador para implantação do projeto nas escolas. “O objetivo principal é remediar e prevenir o envolvimento desses jovens em práticas ilícitas, através da informação e do diálogo”, explica.

Atualmente Marliere, em parceria com o colega de trabalho, Fernando Marçal, desenvolvem o trabalho na escola municipal Padre Carmélio, localizada no bairro São Cristóvão. Para a diretora, Luciana Fernandes, quanto mais ações educativas, melhor será o resultado dentro da escola. “Hoje muitos alunos não têm a noção do que é o professor dentro da escola. Temos que trabalhar essa questão dia a dia. Ações educativas e de conscientização podem ajudar a mudar essa nova e triste realidade”, ressalta Luciana.

“Eu gosto muito dos encontros. Por ser ‘gordinha’ sofro bullying por parte de alguns alunos. Além disso têm muitos estudantes que mexem com drogas, por isso escolho não me envolver, pois se vejo coisa errada eu falo mesmo. Prefiro ficar apenas com minha turminha de amigas”, relata Francisca Gonçalves, de 14 anos, aluna do 9º ano.

Durante cinco encontros os agentes civis promovem diálogos com alunos para que eles também exponham suas realidades, pontuando suas dúvidas. O objetivo, de acordo com Fernando, é que ao final sejam expostos os trabalhos que os participantes desenvolvem ao longo dos encontros. “Nossa expectativa é conseguir voltar na escola e expor por meio de banner os trabalhos com o ponto de vistas dos alunos”, conclui Marliere.

Polícia Civil promove trabalho educativo e preventivo nas escolas
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook