Polícia Militar cria Rede de Comerciantes Protegidos em Itabirito

Itabirito,
07 de Setembro de 2014

Foi instalada pela 250ª Cia. PM de Itabirito, na última quinta-feira (21) a primeira Rede de Comerciantes Protegidos da cidade, a qual visa formar uma rede de proteção entre as pessoas envolvidas.

Foram realizadas reuniões entre os proprietários dos estabelecimentos comerciais e a Polícia Militar para estabelecimento da Rede, que já conta com 60 comerciantes da região central da cidade, havendo, ainda, previsão de aumento desse número. Todos os 52 policiais militares da 250ª Cia. PM de Itabirito estão cientes do Projeto e aptos a atuarem em apoio ao mesmo. Segundo o comandante Cia., Capitão Paulo Henrique Cardoso, a Polícia Militar vê a adoção de Redes de Proteção como uma grande ferramenta de prevenção criminal. “Essa é a tônica da filosofia de Policiamento Comunitário, a qual é bastante fomentada pelo comando do 52º Batalhão da Polícia Militar de Ouro Preto”, ressalta o Capitão. “A expectativa é inibir a prática de crimes junto aos comércios, especialmente dos furtos, estelionatos e distribuição de notas falsas, entre outros”, completa o Capitão.

A Rede de Comerciantes Protegidos de Itabirito funciona como uma articulação de proteção a seus integrantes. Em caso de suspeição de alguma pessoa na prática de crime ou de alguma vulnerabilidade em algum comércio, a primeira pessoa que observar o fato, alimenta a rede com informações. Assim, todos tomam conhecimento, e a Polícia Militar é acionada de imediato para atuar em caso de necessidade, preventivamente ou repressivamente, se for o caso.

Foi criado um grupo na rede social WhatsApp, dentro do qual estão cadastrados policiais militares, para comunicação online entre todos os participantes da Rede. Além disso, placas indicativas estão sendo confeccionadas e alguns comerciantes estão instalando câmeras com alcance externo, para maior proteção preventiva. Outras ações, que visam o aprimoramento da articulação entre os comerciantes e a adoção de mecanismos de proteção serão realizadas. “Acredito no associativismo, pois com as pessoas trabalhando juntas, há mais possibilidade de se chegar a um ideal. Assim, visualizei, na criação dessa Rede, a possibilidade de termos uma comunidade mais segura”, analisa a Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabirito, Maura Mendonça.

Outros proprietários de comércios ou moradores da cidade interessados em criar Redes de Proteção de Comerciantes ou de Vizinhos devem procurar a Polícia Militar para que sejam agendadas reuniões para criação das mesmas.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook