População de Mariana sai às ruas e faz suas demandas

Mariana,
01 de Julho de 2013

Na sexta-feira (21), Mariana também entrou na onda de protestos em prol de uma redução do valor da passagem do transporte público e outras providências para o serviço. Os manifestantes se reuniram na Praça da Sé, seguiram até a porta da Prefeitura, onde fizeram alguns discursos e continuaram por várias ruas da cidade.

As reivindicações acordadas em reunião foram: redução do valor do transporte público municipal e intermunicipal; passe livre para estudantes, professores da rede pública, deficientes e idosos em todas as linhas, inclusive distritos; melhoria na qualidade do transporte, com ônibus novos; criação de novas linhas; regularidade nos horários e fiscalização; melhoria da acessibilidade para usuários com criação de novos pontos de parada e reforma dos que já existem; e melhoria nos salários e condições de trabalho para os funcionários das empresas de transporte.

Apesar do foco para o protesto ter sido acordado, como aconteceu em todo o país, vários manifestantes estiveram presentes no local reivindicando contra várias outras deficiências da cidade, como saúde, educação, respeito aos idosos, acessibilidade nas ruas e prédios públicos e até melhores soluções para animais abandonados nas ruas da cidade. A manifestação seguiu com todos esses assuntos, vários cartazes e músicas de reflexão.

Já na segunda-feira (24), líderes do movimento estiveram presentes na reunião da Câmara de Vereadores para levar as questões do transporte público e pedir colaboração por parte do Legislativo. Yuri Gomes e Fabrício Batista usaram a palavra no Plenário, onde afirmaram que o movimento está fiscalizando para garantir que as demandas sejam cumpridas.

Eles disseram ainda, em nome do movimento, que a tarifa de ônibus cobrada hoje é abusiva e acima da inflação. Como em Ouro Preto, o grupo também exigiu nova licitação para o transporte público da cidade. Os vereadores se comprometeram a pressionar o executivo.

Mais Manifestações

As manifestações iniciadas na última semana tiveram sequência na quarta-feira (26). O grupo de protestantes saiu do terminal turístico e foram até a Prefeitura, onde reivindicaram soluções e respostas urgentes do Executivo. Desta vez a manifestação teve mais adesão do que a realizada no mesmo dia, em Ouro Preto. Os manifestantes passaram um bom tempo parados em frente à Prefeitura, e em meio ao protesto, chegaram a quebrar uma vidraça do prédio;

Depois de finalizado o protesto, em reunião com os líderes do movimento, o prefeito Celso Cota anunciou a redução do preço da tarifa dos ônibus da cidade para R$ 2,10, a partir do dia 1º de julho. Outra portaria foi assinada limitando o número de passageiros em pé nos ônibus. Já a licitação foi prometida somente para o mês de novembro.

População de Mariana sai às ruas e faz suas demandasPopulação de Mariana sai às ruas e faz suas demandasPopulação de Mariana sai às ruas e faz suas demandasPopulação de Mariana sai às ruas e faz suas demandas - Foto de Tábatha Campelo
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook