População participa de caminhada pela preservação do Pico de Itabirito

Itabirito,
17 de Dezembro de 2015

Evento comemora o dia do Pico e pretende sensibilizar ambientalistas e cidadãos para preservação do símbolo da cidade

No domingo (15) a União Ambientalista de Itabirito (UAI) em parceria com a Vale e a Prefeitura da cidade promoveu mais uma edição da Caminhada em Preservação do Pico de Itabirito. De acordo com os organizadores o evento comemora o dia do Pico e tem como objetivo sensibilizar ambientalistas e demais cidadãos para a importância da preservação do símbolo histórico, cultural e natural do município.

A Caminhada saiu da Praça da Estação em direção ao símbolo da cidade num percurso de 10 Km. Cerca de 40 pessoas participaram da caminhada. De acordo com a UAI, mais de 180 pessoas se inscreveram, mas devido aos boatos de que a Vale teria cancelado o evento, “já que o serviço de inteligência da PM havia detectado o risco de infiltração entre os caminhantes por parte de membros do Movimento dos Sem Terra (MST) e de membros do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB)”, o número de participantes foi bem menor.

Nesta 17ª edição os participantes foram surpreendidos na chegada ao Pico. Seguranças da mineradora impediram a ida até a base do Pico, local onde se encontra uma placa comemorativa da Lei Municipal do dia do Pico. Em um perfil da mídia social facebook, onde foram postadas várias fotos da caminhada, um internauta desabafa. “Pois é, nos impediram de subir ao Pico com uma desculpa fajuta, dá a entender que o Pico de Itabirito pertence a Vale e não mais a Itabirito... Pois não temos pessoas corajosas para bater de frente com a Vale, por isso ela faz o que faz e ninguém fala nada. O pico não é mais de Itabirito!”, lamenta.

A reportagem do jornal O LIBERAL entrou em contato com a assessoria da Vale, mas até o fechamento desta edição nenhuma resposta foi dada a respeito.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook