Portal da Juventude desenvolve ações para atender jovens da comunidade ouro-pretana

Ouro Preto,
27 de Dezembro de 2011

O Portal da Juventude é uma iniciativa que existe em Ouro Preto desde 2008. Ele agrega e articula as políticas públicas do município para jovens de 15 a 29 anos. O órgão está ligado a Secretaria de Assistência Social e busca trabalhar em parceria com demais pastas, como Saúde, Educação, Esportes e Lazer.

Todos os projetos realizados pelo Portal nascem primeiramente de uma consulta pública, na qual é possível ter uma noção de quais são as demandas do município e os anseios desse público. “Ao começarmos os trabalhos com a juventude, nós percebemos que não podíamos apenas criar programas e abrir inscrições, é necessário trabalhar para e com os jovens”, explica o idealizador do projeto, Marcos Alcântara.

Por ser um órgão aberto a toda comunidade ouro-pretana, primeiramente é necessário que haja o envolvimento da família para que o jovem permaneça no programa. “Não adianta trabalhar com a pessoa dentro de uma estrutura do Portal da Juventude e permitir que ele volte para casa e veja a mesma realidade. É necessário que o atendido perceba que pode ser um agente transformador na construção de uma sociedade melhor”, aponta Alcântara.

“É necessária essa atenção, pois os jovens estão passando por uma fase de transição e nós queremos prepará-los para que tenham uma qualidade de vida melhor. Depois de um ciclo completo, podemos perceber o quanto eles mudaram”, afirma o coordenador do Portal da Juventude, João Camargo.

Ações do Portal da Juventude

Hoje, o Portal da Juventude atua em três frentes, são elas: Forma Júnior, Forma Sênior e Forma Empreendedor. São programas continuados que trabalham na formação dos jovens para o mercado de trabalho.

Saiba mais sobre cada um:

  • O Forma Júnior desenvolveu no primeiro semestre deste ano, atividades de iniciação teatral, recreação, esporte e informática. O acompanhamento é feito em seis meses. O Forma Júnior atendeu a comunidade da sede no primeiro semestre do ano e agora está acompanhando os jovens dos distritos de Antônio Pereira, Amarantina, Cachoeira do Campo, Engenheiro Corrêa e Miguel Burnier. A intenção é que as atividades estejam fixas em Ouro Preto sempre nos primeiros seis meses, e em distritos diferentes durante o restante do ano.
  • No Forma Sênior, os participantes podem se preparar para o trabalho informal com cursos e oficinas de recreação, fábrica de bonecas, coral e teatro, inclusive, a renda das vendas de bonecos ficam com os próprios alunos. A fase teve início nesse semestre.
  • Já para ano que vem, está previsto o começo do Forma Empreendedor, que terá cursos profissionalizantes, que além de qualificar mão de obra para o mercado de trabalho, darão uma noção empreendedora e ajudarão a encaminhar os jovens para o mercado de trabalho, os cursos oferecidos serão de ‘hotel-escola’, gastronomia e audiovisual.
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook