Portaria “suspeita” e rejeição de contas de 2009 esquentam o clima na Câmara de Itabirito

Itabirito,
12 de Novembro de 2011

Em uma reunião ordinária, mas atípica, no legislativo itabiritense nessa segunda-feira, dia 7, onde oposição e situação se encaram com argumentos pesados, a população itabiritense pode se ver no direito de interrogar seus líderes sobre o que se passa.

O primeiro fato trazido a tona foi à rejeição das contas prestadas ao TCE-MG (Tribunal de Contas do Estado) do então prefeito em exercício no ano de 2009, Alex Salvador. Em contrapartida, as contas do atual prefeito, Manoel da Mota, para o ano de 2010, foram aprovadas. A informação foi trazida a casa pelo líder do prefeito, vereador Edgar Boca Preta.

Em seu pronunciamento, o vereador Alex Salvador respondeu que esta é mais uma demonstração de até onde os “tentáculos da atual administração alcançam”. Acusou o grupo político no poder de manipular as situações jurídicas e disse que “nada teme. Todos temos teto de vidro, mas eu não tenho rabo preso. E teto de vidro é muito diferente de rabo preso. Estou tranqüilo, não há nada pelo que me acusar”. Alex também aproveitou para alfinetar a atual administração na figura do prefeito, sobre promessas como a da construção de 320 casas populares. “Desde 1994 é a mesma ladainha, e agora o prefeito diz que vai fazer em um ano? Eu quero ver. Torço pra que consiga mesmo, mas é risível esse tipo de enganação nessa altura do campeonato”.

Portaria da discórdia

Causou surpresa e indignação na oposição uma portaria com ordem para que não se prestassem serviços que redundassem no favorecimento à familiares do prefeito ou mesmo ao prefeito, por meio da máquina pública. Além disso, a mesma portaria, publicada em 25 de outubro, vinha com a proibição do uso de veículos da prefeitura em benefício próprio durante os fins de semana. A vereadora Celina da Cunha argüiu que “isso é assumir como reais tudo que até então se denunciava nessa casa. Vou levar esse absurdo ao Ministério Público, está demonstrado que faziam uso da prefeitura como se fosse o quintal deles” atacou Celina, se referindo ao grupo político na administração do executivo itabiritense.

A reunião também contou com a presença do Secretário de Trânsito, Anísio Bueno, que foi muito elogiado pelas recentes mudanças implementadas no trânsito da cidade, recentemente.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook