Pouca chuva e consumo excessivo de água prejudicam o abastecimento em Ouro Preto

Ouro Preto,
12 de Novembro de 2015

Nos últimos meses, o abastecimento de água realizado pelo SEMAE tem sido prejudicado pela seca e pelo aumento do consumo por parte da população. De acordo com estimativa descrita no Plano Municipal de Saneamento Básico de Ouro preto, o consumo praticado no Município é de aproximadamente 450 litros por habitante/dia. Isto fica longe do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a entidade, uma pessoa precisa de 200 litros de água por dia para se abastecer, tomar banho, fazer comida, lavar vasilha e tudo o mais.

Essa defasagem tem sido intensificada com a diminuição no nível de água dos reservatórios. O do Itacolomi, um dos maiores, já diminuiu nesta seca mais de 20 litros por segundo. Segundo o engenheiro civil do SEMAE, Luciano Pereira, mesmo com a queda na vazão, o desperdício de água ainda é um fator determinante para a piorar a situação. “Se a população consumisse apenas os 200 litros de água por dia que são recomendados pela OMS, o sistema do Itacolomi teria capacidade para atender satisfatoriamente cerca de 30.000 pessoas. Esse número representa mais da metade da população da sede”.

Manobras

No intuito de gerar melhorias no sistema de abastecimento, o SEMAE tem intensificado as manobras para que seja possível distribuir água a toda a população nesse período de seca. Para que as ETAs consigam trabalhar durante este período crítico, tem sido necessário interromper o abastecimento durante o dia, a fim de armazenar água suficiente para ser bombeada para as casas.

Em virtude dessa interrupção, o SEMAE reforça que o fornecimento de água, em alguns bairros não acontece durante todo o dia, sendo que a distribuição tem sido realizada em noites alternadas. Por isso, o SEMAE alerta que no período da manhã e da tarde, cada um deve economizar a água disponível para garantir o seu consumo durante o dia. Prefeito assina decreto para evitar o desperdício de água

Visando diminuir o desperdício de água, a Prefeitura de Ouro Preto criou o Programa de Combate ao Desperdício de Água e Proteção ao Meio Ambiente.

A partir de agora, a utilização de água proveniente do SEMAE para lavar veículos automotores, calçadas, trocar a água de piscinas ou molhar vias e fachadas de condomínios está sujeita à fiscalização municipal.

Essa é uma medida educativa. Constatada alguma das situações previstas, o usuário deverá, imediatamente, cessar as ações e corrigir as anomalias e defeitos que estejam causando uso inadequado ou exagerado da água, sob pena de sujeitar-se às cominações legais. Para denúncias, entrar em contato pelo telefone (31) 98235-4615.

Pouca chuva e consumo excessivo de água prejudicam o abastecimento em Ouro Preto
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook