Praça Gomes Freire é palco de espetáculos no Festival de Inverno

Mariana,
21 de Julho de 2015

A Praça Gomes Freire, mais conhecida como “Jardim de Mariana”, foi palco nos dias 11 e 12 de julho dos espetáculos “Amores e Dores no País das Flores”, do grupo ouro-pretano Residência, e “Locotoco”, do grupo Serelepe da EBA/UFMG. Ambas apresentações fazem parte da programação do Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana – Forúm das Artes 2015 e encantaram, não só as crianças, mas também os adultos.

“Ninguém é de ninguém, ninguém é de ninguém” A frase, marcante em todas as cenas, pode ser usada para sintetizar o enredo de “Amores e Dores no País das Flores”. A peça narra as divertidas e emocionantes histórias de amor dos sete personagens: Hortelino que amava Tiadorim que amava Roneu que também era amado por Hérmia que era amada por Juvenal, que era cúmplice dos planos de Décio para roubar a fortuna de seu patrão, Joaquim José da Silva Xavier, que amava seu dinheiro e que sumiu. O espetáculo faz referência a diversos movimentos e artistas, de Shakespeare a Guimarães Rosa, de Aleijadinho ao Grupo Galpão. O Grupo Residência foi formado por profissionais oriundos dos cursos de Artes Cênicas da UFOP.

Já o grupo Serelepe EBA/UFMG dedica seu trabalho à infância desde 2005 e é formado por Cris Lima, Reginaldo Santos, Gabriel Murilo e Eugênio Tadeu, todos vinculados ao curso de graduação em Teatro e ao departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O espetáculo “Locotoco” é uma mistura de sonoridade, expressão corporal e tradição popular das brincadeiras. “Um convite a soltar a imaginação e a fantasia a partir dos sons e movimentos feitos artisticamente para propiciar a brincadeira.” Jorge Sossa Santos da Fundação Nova Cultura de Bogotá, Colômbia. Embora com uma programação mais enxuta, por conta da crise financeira, o Festival manteve sua tradição em levar espetáculos culturais para as cidades participantes. Ao todo serão cerca de 20 eventos de artes cênicas, entre espetáculos, mostras e concertos.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook