Pré-Conferências promovem encontro entre profissionais da saúde e comunidade

Mariana,
30 de Agosto de 2012

Durante as duas primeiras semanas deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde deu início à realização das suas pré-conferências, previstas no cronograma de ações da VIII Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá no dia 20 de outubro deste ano. Os encontros, realizados primeiramente nos distritos de Mariana, são um espaço onde a população marianense é diretamente ouvida, em uma troca de informações a partir de discussões entre os profissionais da saúde e a comunidade local.

As pré-conferências municipais tiveram início em 31 de julho e já aconteceram nos distritos de Cachoeira do Brumado, Águas Claras, Vargem, Santa Rita Durão e Passagem de Mariana, e têm, em média, um público de 50 pessoas, envolvendo adultos e crianças.

Nas reuniões, os moradores falam sobre os problemas mais comuns na região em que moram e expõem as suas necessidades e demandas para melhorar sua saúde. Até o momento, entre os temas mais recorrentes, estão as questões que envolvem o tratamento de água, rede de esgoto, condições físicas dos postos de saúde, a necessidade de transporte em casos de emergência e temas mais amplos como programas de conscientização em parceria com as escolas e medidas de lazer. As propostas apresentadas pela população são discutidas e aprovadas na Conferência Municipal de Saúde.

Segundo a enfermeira e integrante da Comissão Organizadora da VIII Conferência, Erika Alves Dias Moreira, as pré-conferências concretizam o objetivo da Secretaria de Saúde, que é o de adequar o município as exigências da Resolução Federal que faz referência aos Conselhos de Saúde. Durante as pré-conferências, são indicados os candidatos a conselheiros que, após votação na Conferência, farão parte do próximo Conselho Municipal de Saúde. O Conselho de Saúde, por representar diretamente a comunidade, sintetiza o direito de voz da população e sua autonomia em acompanhar, fiscalizar e questionar as ações públicas de saúde. “O Conselho de Saúde é um instrumento do exercício da cidadania, onde as pessoas podem sugerir, modificar e questionar o que é feito, é uma forma de fiscalização”, explica Erika.

As próximas pré-conferências acontecem na sede do município e reúnem profissionais de saúde, associações de bairro, entidades religiosas, sindicatos dos trabalhadores, instituições assistenciais, membros do comércio e da defesa do consumidor e representantes dos desportos.

Pré-Conferências promovem encontro entre profissionais da saúde e comunidadePré-Conferências promovem encontro entre profissionais da saúde e comunidadePré-Conferências promovem encontro entre profissionais da saúde e comunidadePré-Conferências promovem encontro entre profissionais da saúde e comunidade
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook