Prefeito Alex esclarece criação de secretaria em sua gestão

Itabirito,
31 de Março de 2017

Chefe do executivo também anunciou um reajuste de 15% aos professores

Em uma entrevista exclusiva ao jornal O LIBERAL, o Prefeito de Itabirito, Alex Salvador, falou sobre a criação de secretarias na sua administração, assunto que gerou certa polêmica nas últimas semanas. O prefeito recebeu a reportagem do jornal em seu gabinete, na tarde da terça-feira (28) e abordou também o reajuste salarial dos professores.

A notícia de que a atual gestão de Itabirito criaria novos cargos e duas secretarias na prefeitura, gerou contestação desde que foi anunciada, no final de fevereiro. O Projeto de Lei, que já tramitava no Legislativo, foi criticado pela oposição, que defenderia a contenção de gastos em época de crise. Com a antiga proposta, seriam criadas as secretarias de Transporte e de Controle e Transparência.

O projeto foi retirado de pauta na Casa dos vereadores e passou por reestruturação. Alex disse ter voltado atrás, após perceber que na lei, a concepção da secretaria de Controle e Transparência, principalmente, causaria ambiguidade. “Seria apenas uma transferência de setores, sem nenhum custo ao município, mas se a Justiça entende como impreciso, nós recuamos, sem problema algum”, explica o prefeito.

O projeto continua com a criação da pasta de Transportes e a transferência de funcionários da secretaria de Administração para o novo departamento. Alex defende que a medida será benéfica a todo município, já que o setor de transporte é o pulmão da prefeitura. “Todos os departamentos dependem do transporte municipal, a população depende do transporte público. Essa ação dará agilidade e eficiência à prestação do serviço”. De acordo com o prefeito, o único custo é com o pagamento de um secretário, que atualmente recebe cerca de R$ 9 mil.

Sobre as críticas, Alex pontuou que não passam de estardalhaço criado pela oposição. “Infelizmente, por questões políticas, querem aparecer, já que não conseguem bater em desonestidade nesse governo. Por isso, pensam que vão nos atingir com posicionamentos sem fundamento nas redes sociais. Aqui, trabalhamos com responsabilidade”. Ele ainda destaca que, com a nova secretaria, o transporte escolar também será transferido de setor, aliviando as demandas da pasta de educação. Já a criação de cargos, Alex garante que é só questão burocrática, já que no projeto não são aceitas transferência, mas sim criações, frisando que são pessoas que virão da atual equipe de trabalho.

Reajuste dos professores

O prefeito aproveitou o momento para anunciar um reajuste salarial aos professores de 15%. O projeto já está em votação na Câmara e segundo ele, não teve nenhuma ligação com as manifestações ocorridas no dia 23, já que o projeto estava em elaboração a cerca de dois meses. “Na medida que nós sentimos que a arrecadação parou de cair e que a perspectiva é de aumentar um pouco, nós vamos fazer a equiparação salarial dos professores. Nós fizemos. Não teve conversa com o Sindicato, que só quer fazer política, pois são as mesmas pessoas que estiveram contra nós durantes as eleições”, garante Alex, que ainda afirma que estuda mudanças em breve no cartão alimentação.

O prefeito destacou que a prefeitura de Itabirito é uma das poucas que paga o salário em dia e que assim que a economia for mudando, a prioridade será o servidor público.

Como resultado de uma melhoria na economia municipal, o prefeito destacou ações que serão retomadas estes ano, como o Julifest, a Festa do Trabalhador, O Festival da Canção e a Festa Italiana.

Prefeito Alex esclarece criação de secretaria em sua gestão
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook