Prefeito Alex faz o balanço de 2013

Itabirito,
23 de Dezembro de 2013

Final de ano é hora de balanço, de avaliações. As cidades da Região dos Inconfidentes vivem momentos de conquistas, a maioria com novas administrações colocou a casa em ordem e já colhe frutos com inaugurações e registros de números significativos de melhoria em arrecadação. Itabirito, citada nos bastidores do governo do estado como a “bola da vez”, é aqui avaliada por seu prefeito Alex Salvador.

O LIBERAL: Prefeito, estamos fechando o ano, é hora da retrospectiva.
Alex Salvador: Pois é. Diz que quem gosta de passado é museu, né? (Risos) Pois desse passado até museu deve ter fugido. Quando eu lembro da gente entrando aqui na Prefeitura no dia primeiro de janeiro com as gavetas de contrato vazias, os computadores com senhas bloqueadas, o almoxarifado sem nada, a oficina sem ferramentas, os carros quebrados, a saúde sem remédios, a prefeitura cheia de dívidas e sem dinheiro... Nossa Senhora... que tristeza. Ao mesmo tempo que eu agradecia por ter sido eleito, dava um frio na barriga porque o desafio era grande demais.

OL: Mas dezembro chegou, e aí? O quadro é outro?
Alex: Eu vou pintar o quadro e você tira suas conclusões. Eu escolhi uma equipe técnica pra ninguém botar defeito. Aqui na Prefeitura as coisas estão tão organizadas e fluindo tão bem que nós fomos reconhecidos pela Secretaria de Planejamento do Governo de Minas. Os carros que davam para consertar, estão consertados, ganhamos ambulâncias, compramos retroescavadeiras, tratores para atender o produtor rural. Dá uma olhada nas ruas, não é à toa que nosso slogan é cidade ativa.

OL: Então, para facilitar, vamos abordar algumas áreas específicas. Saúde, por exemplo.
Alex: Vamos começar pelo secretário. O Wolney é show de bola. Foi uma escolha muito acertada, tanto como vice-prefeito como secretário de Saúde. Nem eu imaginava que a experiência dele em saúde pública era tanta. Para não estender muito, então. Remédio, não falta mais. Fila para exames, não tem. Temos 7 carros novos para atender a saúde. Reformamos as Unidades de Saúde, ganhamos a Farmácia de Minas. Ganhamos prêmios do Estado e do Governo Federal. O do InovaSus, foi uma conquista e tanto, foram só 15 premiados no Brasil e nós fomos o único município de Minas. Pegamos a UPA no início desse ano faltando muito, mas muito mesmo para acabar e equipar, só que tinha até placa de inauguração, eu nunca vi uma coisa dessas. No início de 2014 ela vai ser entregue à população mesmo.

OL: É que mesmo o Senhor falando tanto da saúde ainda há reclamação.
Alex: A reclamação não é por causa da saúde, é por causa da doença. Eu vou explicar. Quem procura o sistema de saúde, normalmente está fragilizado, é uma dor, um parente acamado, uma doença. Essa pessoa quer atenção 100%. Eu sou assim, você é assim. A gente quer que pare tudo para a gente ser atendido. E isso não acontece. Então, por mais que se construa hospitais, aumente o quadro médico, não falte remédio, sempre, em todo lugar do mundo, a saúde vai ser alvo de reclamação. Nós temos que trabalhar para amenizar isso. Tá na mão do Wolney, ele é muito bom de serviço. E tem mais uma coisa, a gente mede a saúde não pelos elogios, mas pela diminuição das reclamações, e isso está acontecendo consideravelmente.

OL: Podemos fazer um balanço do desenvolvimento econômico de Itabirito?
Alex: Sim. Esse é um balanço até financeiro. A Coca-Cola estava paralisada, nós pagamos tudo, licenciamos tudo e aí está ela. O José Ramón Martinez, presidente da Coca-Cola Femsa/Brasil, em sua visita ao gabinete, agradeceu o nosso empenho e confirmou que em janeiro os equipamentos já estarão em teste. Orthocrin é novidade, o deputado João Vitor trouxe aqui o diretor e já acertamos a vinda, tanto que no dia 22 tem Praça Ativa, realizada por eles. O varejo está fomentado, novas empresas estão chegando. Olha quanto emprego foi gerado. E tem loteamento industrial da BR-040, polo industrial do antigo curtume de Santa Luzia, Distrito Industrial do Marzagão.

OL: Alguma obra ou ação é marco para esse ano?
Alex: Uma cidade não pode viver sem as ações de todas as secretarias. Eu vou me permitir destacar uma ação e uma obra, pode ser? A ação de desassoreamento do rio. Começamos no início do ano limpando o rio, alargando alguns pontos. Ainda haverá um grande projeto, como colocamos no nosso plano de governo. A chuva continuará, mas as enchentes, não. Agora, obra, é a Avenida José Farid Rahme. Esse era um sonho de muitos anos. Agarrei nele, fui pra Brasília e consegui a liberação. No início do ano a gente faz a licitação do projeto. Vai ser um show de obra, pra ficar na história de Itabirito.

OL: Temos ainda Cultura, Social, Esporte, Obras, Urbanismo, Administração...
Alex: São 16 secretarias. Se tiver espaço aí no jornal, tenho muito que falar (Risos). Mas pra resumir. A Cultura deu um show. Começamos com o Carnaval, veio Julifest, teve Domingo é dia de Banda, Feira Cultural de Domingo, Memorial Maestro Dungas, Festa do Pastel de Angu, Atelier de Artes, exposições, muito teatro, shows, Natal iluminado. No Social a gente não pode esquecer do CRAS, semana do idoso, centenas de atendimentos, conselhos tutelares, de assistência social, a parceria com as associações comunitárias. No esporte, Corrida de Rua, Downhill, Festival de Ginástica, apoio a atletas, muitas medalhas. Obras e Urbanismo, basta dar uma volta na cidade e conferir, né? Itabirito é outra. Vale relembrar, que as obras iniciadas no governo anterior estavam paralisadas e a única que lamentavelmente a gente não conseguiu dar andamento foi a do Poliesportivo do Santa Rita, que estava presa na justiça. Mas liberamos, o edital foi liberado, provavelmente começamos e terminamos a obra no primeiro semestre. Na Administração o povo não percebe muito, mas a economia nos cofres públicos foi impressionante.

OL: Então vamos falar de futuro.
Alex: É, nós arrumamos a casa e 2014 já vai começar quente. Em janeiro tem inauguração da tão esperada Escola Manoel Salvador de Oliveira, que nos últimos três anos estava com a obra parada. Dia 24 de janeiro será inaugurada. Frigoita também vai ser inaugurado no início do ano. O Senai fica pronto no dia 31 de janeiro, depois tem Upa e Morada Viva no primeiro semestre, pode anotar. E teremos Estádio Municipal, creches, Salão Comunitário do Santa Efigênia, novas escolas, quadras poliesportivas, muito asfalto novo, restauração da Fábrica Velha com centros de convivência, reforma do cinema, revitalização da área central e muito mais. Fevereiro é festa. Começa dia 1º com a tão pedida micareta, em alto estilo, com show da Ivete Sangalo, a maior cantora de Axé do Brasil. Seguimos com as atrações de pré-carnaval e, em março a gente bota os blocos na rua. Aí é seguir em frente, trabalhando muito. Porque é assim que a gente gosta.

OL: Alguma mensagem para encerrar?
Alex: Vou aproveitar para falar para todos que, mesmo com tantas dificuldades nós rompemos o ano com muitas conquistas. Desejo a todos um Feliz Natal e que 2014 seja um ano especial para Itabirito. Aliás, não basta só desejar, eu garanto que nós vamos trabalhar muito para que o desejo seja uma realidade.

Prefeito Alex faz o balanço de 2013
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook