Prefeito Alex Salvador e governador Anastasia visitam obras da fábrica da Coca-Cola em Itabirito

Itabirito,
25 de Março de 2014

Nova unidade irá gerar cerca de mil empregos

O prefeito de Itabirito, Alex Salvador, e o governador Antônio Anastasia visitaram, na tarde dessa quarta-feira, 19 de março, as obras da nova fábrica da Coca- Cola em Minas Gerais, que está em fase final de construção em Itabirito. A visita contou também com as presenças da secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Econômico, Dorothea Werneck, do deputado estadual João Vitor Xavier, de executivos da Coca-Cola Femsa, dos secretários municipais e demais autoridades.

De acordo com o vice-presidente de assuntos coorporativos e jurídicos da empresa, Eduardo Lacerda, cerca de 65% das obras estão concluídas. A previsão é que a fábrica comece a funcionar em fase de testes já em julho, e seja inaugurada em setembro. O presidente da Coca-Cola Femsa Brasil, José Ramón Martinez, agradeceu o apoio da Prefeitura de Itabirito e afirmou que a empresa ainda tem muito a fazer pela comunidade. “(A palavra) Itabirito, originária do Tupi, significa pedra que risca vermelho, que é a cor da Coca- Cola. Isso mostra que a parceria está mais que garantida”, afirmou.

O prefeito Alex Salvador ressaltou a importância da instalação do empreendimento no município, diminuindo a dependência econômica em relação à mineração, já que a atividade é de natureza finita. “Há muitos anos, Itabirito vem percorrendo o caminho para a sua diversificação econômica e, de alguns anos para cá, a cidade resolveu ser mais ousada, buscando a infraestrutura adequada e a concessão de incentivos fiscais que a tornassem mais atraente para a instalação de novas empresas”, explicou.

Alex agradeceu, também, ao ex-prefeito Waldir Salvador (Juninho) pelo início da idealização do projeto. “A visão empreendedora do Juninho, aliado a sua equipe, vieram consolidar este distrito industrial como um dos espaços mais nobres para a instalação de empresas no estado, em virtude de sua excelente localização”, completou. De acordo com Dorothea Werneck, o local virou ponto de atração e outras oito companhias já manifestaram o interesse de instalar ali suas atividades.

O governador Anastasia salientou a importância do empreendimento para Itabirito e para Minas Gerais, como um grande passo para a diversificação econômica. “É uma das maiores fábricas em construção em Minas Gerais. Itabirito é um tradicional município minerador de Minas e do país, mas temos a necessidade de diversificar a nossa economia. Esta tem sido nossa obsessão, o nosso mantra, o nosso esforço de agregar valor aos nossos produtos. Não podemos ficar dependentes exclusivamente da mineração, do café e da agropecuária. Temos de diversificar, trazer siderúrgicas, empresas de automóveis, helicópteros e fábricas de gêneros alimentícios”, disse.

A Fábrica

A unidade de Itabirito é a 10ª e maior fábrica da empresa no Brasil. Com cerca de 65 mil m² de construção em uma área total de 300 mil m², a unidade conta com investimentos de aproximadamente US$ 260 milhões, o que equivale a pouco mais de R$ 600 milhões.

A construção segue padrões de sustentabilidade, tendo como premissas o gerenciamento eficiente dos resíduos gerados, reaproveitamento da água, iluminação natural, utilização de materiais recicláveis e controle da emissão de gases poluentes.

Até 2015, quando estará operando em sua capacidade máxima, a fábrica irá produzir, anualmente, 2,1 bilhões de litros de refrigerantes, volume 47% maior do que a produção da unidade de Belo Horizonte, gerando cerca de 1 mil empregos. No local, serão produzidos todos os produtos fabricados pela Coca-Cola, atendendo todo o estado de Minas Gerais e parte da região Serrana do Rio de Janeiro.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook