Prefeito Alex Salvador se reúne com empresários para debater ações do executivo

Itabirito,
29 de Abril de 2015

Comerciantes e Empresários de Itabirito estiveram reunidos com o prefeito de Itabirito, Alex Salvador, na noite da quarta-feira (15) logo após audiência pública realizada na Câmara. O objetivo principal do encontro foi passar a limpo dúvidas relacionadas às ações do município. “É difícil justificar algumas ações sem falar um pouco do passado. Não quero falar da administração de ninguém, mas por causa de algumas ações anteriores tivemos que tomar decisões que não são simpáticas a população”, destacou o prefeito no início da sua fala.

Alex falou do Concurso Público, das 200 demissões de servidores municipais e de cortes como os dos vales intermunicipais, da Festa do Trabalhador e da Festa do Cavalo, todas saídas para diminuir os gastos. “Infelizmente têm leis que não beneficiam a população e nem funcionários da prefeitura. Há 10 anos não se tem Concurso Público, estamos cumprindo uma lei que pode gerar uma multa muito alta. O lado bom é que o servidor concursado terá segurança e daqui a dois anos 80% dos funcionários serão efetivos após o estágio probatório”, enfatizou. Outro ponto apresentado como causa das medidas adotadas foi a queda de meio milhão de reais ao mês na arrecadação municipal, desde dezembro do ano passado. “Com uma equipe criativa e equilibrada nós conseguimos reverter a situação. Já estamos diminuindo muitos recursos, além de inaugurar obras do governo anterior, como o Senai, a Escola São José e a UPA, por exemplo”, enfatizou Salvador.

Segundo o prefeito, mesmo com a crise, o município ainda irá inaugurar esse ano dois ginásios poliesportivos, duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e iniciará a construção de duas escolas, uma no Acuruí e outra no Córrego do Bação.

Sobre os investimentos de outras empresas no município, Alex falou das novas arrecadações, que serão fundamentais para a superação da crise. “A partir de fevereiro (2016) a Coca-Cola inicia o pagamento de impostos, que de acordo com os nossos cálculos podem chegar até a R$ 2 milhões por mês, sem contar outras empresas que estão chegando na cidade”, comemorou Alex, que ainda afirmou que a aquisição pelo executivo de uma área onde serão implantadas várias empresas, distrito industrial iniciativa do ex-prefeito Waldir Salvador. “Nós temos muita sorte, pois adicionados a isso tem a duplicação da BR-040, que além de gerar emprego e imposto para cidade, também fomenta a busca de empresas para aquela região”, destacou.

Questionado sobre um novo centro comercial para a cidade, devido aos altos aluguéis e dificuldades de estacionamentos atuais, empresários pediram soluções futuras para o problema. “Em 1990 nós realizamos um estudo que indicou que a rodoviária deveria ser fora da cidade, como tudo o que está acontecendo está indo para aquele lado. Está é uma opção. O que podemos fazer agora é um novo estudo urbano para o futuro, mas a nossa preocupação é resolver os problemas imediatos”, afirmou o prefeito. Os comerciantes também pediram soluções mais pontuais para o estacionamento no Centro, pois a proibição em alguns lugares teriam derrubado as vendas em até 10%.

Sobre isso, o prefeito citou a nova Av. José Farid Rahme, e pediu aos empresários que compreendam a nova realidade da cidade, que possui uma frota imensa de veículos.
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook