Prefeito anuncia redução de tarifa de ônibus

Mariana,
01 de Julho de 2013

Em reunião com movimentos populares, o prefeito Celso Cota reafirmou apoio às manifestações pacíficas em Mariana e assinou dois decretos, um que reduz o preço das tarifas do transporte coletivo e outro que limita o número de passageiros em pé dentro dos ônibus.

A reunião com os jovens ocorreu no início da noite de quarta-feira (26), no Gabinete do Prefeito. Sete jovens, divididos em duas comissões, estiveram por cerca de uma hora com o prefeito para defender a melhoria dos serviços públicos.

A redução no valor das tarifas de ônibus, uma das reivindicações dos manifestantes, havia sido anunciada pela manhã. No entanto, após a reunião à noite, o valor foi revisto para baixo e o prefeito assinou novo decreto reduzindo em R$ 0,20 o preço da tarifa no município de Mariana, que passa a R$ 2,10. Além disso, após estudos, foi definida a redução de 5% na tarifa dos distritos conforme propostas técnicas.

A medida entra em vigor em 1º de julho. Foi também assinada à portaria que limita o número de passageiros em pé nos ônibus, oferecendo mais conforto para os usuários do transporte público. O prefeito deverá se reunir com os donos da empresa concessionária do transporte público para exigir o cumprimento do decreto.

“Todos estamos buscando uma forma de valorizar o cidadão e melhorar, acima de tudo, o nosso serviço público. Acertamos que manteremos um relacionamento estreito do governo, que sempre abriu as portas para os movimentos populares”, disse Celso.

O prefeito se comprometeu a iniciar os estudos para publicar o edital de licitação do transporte coletivo até o mês de novembro. Ele reiterou a disposição permanente pelo diálogo, “de maneira que todas as pessoas tenham não só sua cidadania garantida, mas possam manifestar de maneira sempre tranquila, serena e pacífica os seus direitos, as suas vontades e a sua opinião”.

“Esse diálogo é uma grande oportunidade de trazermos mais pautas para somar na administração. Iremos fazer o que for possível para empreender ações positivas às reivindicações e para o povo marianense”, garante o prefeito.

Os representantes dos movimentos também se manifestaram a favor da paz. No entanto, no ato em frente da prefeitura, uma manifestante atirou uma pedra e quebrou uma vidraça do prédio público. As equipes da Secretaria Municipal de Defesa Social, da Guarda Municipal e da Polícia Militar, que faziam a segurança do ato, já identificaram a mulher, que deverá ser processada pelo ato de vandalismo contra o prédio público.

Prefeito anuncia redução de tarifa de ônibus - Foto de Diego QueirogaPrefeito anuncia redução de tarifa de ônibus - Foto de Diego Queiroga
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook