Prefeito de Itabirito coloca meio ambiente como uma de suas prioridades

Itabirito,
19 de Agosto de 2013

Levar propostas de Itabirito para serem votadas na Conferência Estadual de Meio Ambiente e tentar, com isso, recursos para iniciativas que vão beneficiar a cidade na área ambiental. Foi essa a intenção da Conferência Municipal de Meio Ambiente que aconteceu dia 6 de agosto, no auditório do Cefet, em Itabirito.

Cerca de 70 pessoas participaram da etapa municipal. A estadual acontecerá nos dias 10 e 11 de setembro, em Contagem. Uma etapa nacional, com propostas de todos os estados, também acontecerá.

Das propostas aprovadas na conferência de Itabirito, a que mais chamou atenção da ecóloga da Secretaria de Meio Ambiente, Fabíola de Pena Forte, é a criação, em Itabirito, da usina de triagem e compostagem (que irá separar o lixo no aterro e levar parte do material para a reciclagem).

Os dois delegados escolhidos pela conferência de Itabirito irão “lutar” para que essa e outras propostas sejam aprovadas e, depois, para que os recursos sejam disponibilizados. Mesmo porque, as propostas aprovadas nas etapas estaduais e nacionais têm grandes chances de conseguirem verbas para suas viabilizações.

Para o prefeito de Itabirito, Alex Salvador, que discursou na abertura da conferência, meio ambiente não pode ser considerado uma mera moda. “Levar a sério a questão do meio ambiente é uma necessidade, é questão de saúde, de visão de futuro”, opinou. Durante a conferência, o secretário de Meio Ambiente, Antônio Generoso, disse que a coleta seletiva estava em 3% quando a atual administração assumiu a Prefeitura e hoje está em 17%. A meta é que 40% do lixo passe pela coleta seletiva.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook