Prefeito de Itabirito fala sobre o Carnabirito 2014

Itabirito,
29 de Janeiro de 2014

Está chegando a hora! Vai rolar a festa no dia 1º de fevereiro, na Praça dos Inconfidentes, em Itabirito. Em clima de Carnaval, a expectativa é de muito axé para animar o público no Carnabirito. A principal atração do evento será Ivete Sangalo. Além da ‘rainha’ do axé, o público vai conferir os shows da banda Eva e da dupla sertaneja Rick e Ricardo.

A estrutura, inédita na cidade, vai contar com dois trios elétricos com ótima qualidade de som. Ao todo, dez carretas vão trazer a Itabirito cerca de 20 toneladas de equipamentos. Além de 250 seguranças particulares, 100 policiais militares serão escalados para o evento, que ainda terá o apoio de efetivos da Guarda Municipal e da Polícia Civil. Para garantir a higiene e conforto para o público, serão disponibilizados 200 banheiros químicos.

Recentemente, o assunto ganhou destaque na mídia regional após vereadores da oposição questionarem, via Ministério Público, a realização do evento, que teve parte de seus custos bancado pela prefeitura. Em entrevista, o prefeito de Itabirito comemora a realização do show, e destaca os benefícios de sua realização para a cidade.

O LIBERAL – Prefeito, qual a relação da Prefeitura de Itabirito com a realização do Carnabirito?
Alex Salvador – Esse evento é, na verdade, um dos compromissos que assumi durante a minha campanha: promover uma grande festa, no estilo de uma “micareta”. Já no começo do nosso segundo ano de governo, graças a uma grande parceria que conseguimos fechar com a DM Promoções, vamos trazer esse grande evento para a nossa cidade.

OL – E o evento já começa grande, trazendo uma “atração de peso”, do porte de Ivete Sangalo. Qual a sua avaliação?
Alex – Sempre digo que a população de Itabirito merece coisa boa, da melhor qualidade possível. Fiz questão de pedir que a nossa micareta já começasse com a presença de algum cantor de grande destaque do Axé. Tenho certeza de que a escolha da DM Promoções pela Ivete foi um grande acerto. Acredito que cidade que tem muita festa, e festa de qualidade, se torna uma cidade bem conhecida e que recebe muitos turistas. As pessoas vêm visitar, gastam dinheiro e, automaticamente, isso gera receitas para o município.

OL – Foi divulgado que a Prefeitura teria repassado 500 mil reais à DM Promoções, para apoiar a realização do evento. Essa informação procede?
Alex – É verdade, sim. Inclusive, essa informação do repasse financeiro que fizemos para apoiar o evento é pública. Fato é que publicamos o Termo de Cooperação e Patrocínio assinado entre a Prefeitura de Itabirito e a DM Promoções no próprio jornal O LIBERAL, que tem ampla circulação regional. Fizemos isso em respeito à transparência exigida pela Constituição Federal e pela Lei Orgânica do município, que exige a publicidade ao uso dos recursos públicos. É válido destacar que esse modelo de parceria, que é conhecido como PPP (parceria público-privada) já acontece para a realização de eventos conhecidos, como o Carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo e, até mesmo, do Axé Brasil, que conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte.

OL – Mas, prefeito, por que apoiar um evento em que são cobrados ingressos?
Alex – Justamente por isso. A cobrança para entrar no evento foi um dos motivos que nos fez apoiar a festa. Como é um grande evento, que envolve vários shows e uma estrutura jamais vista em Itabirito, o preço do ingresso seria alto, nem todas as pessoas teriam condições de ir. Com o nosso apoio, os custos do evento foram reduzidos e, automaticamente, a empresa conseguiu chegar a um valor acessível para o ingresso, o que vai dar a condição de todo mundo ir à festa. Sem o nosso apoio, um ingresso de pista, por exemplo, não custaria menos de 100 reais, e está sendo vendido a 40 reais. Hoje, se a Prefeitura organizasse sozinha um evento como esse, ela gastaria cerca de 1,5 milhão de reais. Ou seja, no fim das contas, trouxemos esse grande evento e ainda economizamos.

OL – Mas esse dinheiro do apoio à festa não poderia ser investido na realização de obras ou em novos projetos da saúde ou da educação?
Alex – Essa verba de apoio saiu do lugar certo. Ou seja, do fundo que é destinado à promoção de eventos culturais, aliás as verbas da Prefeitura são específicas de cada área. Não estou tirando esse dinheiro da educação ou da saúde e muito menos de obras. Nossa preocupação está em garantir qualidade de vida para todos os itabiritenses, não apenas oferecendo opções de lazer e eventos de qualidade. Por isso, tivemos várias conquistas na área da saúde, ganhamos prêmios do Estado e do Governo Federal. Itabirito foi o único município de Minas Gerais a receber o prêmio Inovasus, que é responsável por reconhecer as melhores práticas e/ou inovações relacionadas à gestão do trabalho na saúde pública, e, agora, logo no início do ano, vamos inaugurar (no dia 14 de fevereiro) a UBS Central, que será um espaço de referência para moradores de nove bairros da cidade. E têm mais inaugurações por aí. No dia 16 é a vez do Senai e, ainda neste primeiro semestre, inauguramos a UPA e o Morada Viva. Isso sem falar na área da educação. Neste fim de semana, vamos inaugurar a Escola Manoel Salvador de Oliveira, no São José, uma obra tão sonhada pela população. Muitos benefícios estão chegando. A partir deste ano, os alunos da rede municipal passam a receber os uniformes escolares gratuitos, além de novas creches e novas escolas. No esporte, o ritmo é acelerado também. Temos eventos esportivos para todos os gostos: Corrida de Rua, Downhill, Festival de Ginástica, apoio aos atletas e muito mais.

OL – Como se sente ao trazer esse evento para Itabirito?
Alex – Estou muito feliz por conseguir trazer esse grande evento para Itabirito. Passaremos a ter aqui um grande evento, que poucas cidades têm. Nesse ano, estamos começando com um dia de festa. No ano que vem, nossa intenção é que sejam dois dias de evento. Eu não tenho a preocupação de satisfazer uma, duas, três ou meia dúzia de pessoas, a minha preocupação é agradar a maioria, por isso vamos dar seguimento aos trabalhos com entusiasmo para continuar fazendo de Itabirito a cidade ativa que tanto prometemos.

OL – Quais são os principais benefícios que a realização do Carnabirito traz para o município?
Alex – São vários, não tenho dúvidas disso. Mas uma coisa fiz questão de pedir: que, de alguma forma, o evento ajudasse as instituições da cidade, que fazem um trabalho tão bonito e que precisam ser lembradas. Sempre digo que o nosso governo vai beneficiar a todos, mas, principalmente, a quem mais precisa. Então, ficou definido que o lucro líquido da venda de alimentação no evento será revertido para três instituições de Itabirito. Sendo assim, 80% do valor arrecadado será destinado à Casa de Repouso Santa Luíza de Marilac. Ainda vale destacar que o nosso esforço é para que Itabirito continue o processo de retomada de um trabalho efetivo no turismo. Em 2014, por exemplo, estamos desenvolvendo o “Ano Municipal do Turismo”, que inclui uma extensa programação ao longo de todo o ano, incluindo o Carnabirito. O evento, por sinal, tem sido um grande canal de divulgação do nosso carnaval, que neste ano terá como tema “Paz, carnaval e futebol”. Junto a isso, também começaremos a nossa campanha da Copa do Mundo, da terra do Telê Santana. Esse é o ano de receber muitos turistas em Itabirito. Hoje, o turismo é a maior indústria do mundo e queremos que Itabirito volte a ser destaque no cenário nacional.

OL – E o carnaval de 2014? A festa será animada em Itabirito?
Alex – Com certeza. Inclusive, aqui em Itabirito, o carnaval começou mais cedo. E isso vai virar tradição na cidade. No último dia 18, foi iniciado o projeto “Samba de Boteco”, que tem o objetivo de levar um pouco de samba para os bares da cidade até a chegada do carnaval. Quero aproveitar e deixar o convite para que todos venham participar da nossa programação de pré-carnaval, do Carnabirito e claro, do nosso carnaval, que, com certeza, será uma grande festa. Eu não tenho a preocupação de agradar uma, duas, três ou meia dúzia de pessoas, a minha preocupação é agradar a maioria, por isso vamos continuar trabalhando com entusiasmo para continuar fazendo de Itabirito a cidade ativa que tanto prometemos.

Prefeito de Itabirito fala sobre o Carnabirito 2014Prefeito de Itabirito fala sobre o Carnabirito 2014
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook