Prefeito de Mariana articula início da restauração da Catedral da Sé

Mariana,
20 de Outubro de 2013

Estão previstas para começar em 2014 a restauração dos bens integrados da catedral basílica de Nossa Senhora da Assunção, conhecida como Catedral da Sé, em Mariana. As ações foram articuladas pelo prefeito Celso Cota, que conseguiu a liberação de R$ 18,5 milhões junto ao governo federal para as obras.

O recurso faz parte do pacote do PAC das Cidades Históricas, anunciado em agosto pela presidente Dilma Rousseff. Das oito cidades mineiras que receberão a verba, Mariana é a que garantiu o maior volume: R$ 67 milhões, com 15 ações aprovadas. Dentre os 44 municípios brasileiros (exceto as capitais) inscritos, Mariana é o que garantiu o maior investimento do PAC.

O prefeito Celso Cota comemorou a notícia, que chega no ano em que a Catedral da Sé celebra os 300 anos do início de sua construção. Ele destacou que o município de Mariana conseguiu assegurar a verba graças a uma conjunção de esforços políticos e técnicos, desenvolvidos ao longo das suas gestões passadas (2001-2008) quando deixou diversos projetos encaminhados.

A proposta do município de Mariana foi bem recebida pelo governo federal por considerar que as intervenções estão com projetos concluídos, aptos a serem imediatamente licitados.

“Estamos felizes e não temos dúvida de que o governo tem recursos, basta a gente apresentar os projetos. Temos um patrimônio rico, parte deteriorado pela ação do tempo, mas iremos recuperá-los”, destacou Celso.

Segundo padre Nedson de Assis, os projetos já estão sendo desenvolvidos e a previsão é de que no início do ano a reforma dos elementos arquitetônicos e artísticos seja iniciada. Posteriormente, a parte de iluminação e segurança será realizada. Durante as obras a igreja deverá ser fechada, contudo, o padre salienta que enquanto for possível realizar a reforma com as portas abertas, isso será feito.

Prefeito de Mariana articula início da restauração da Catedral da Sé - Foto de Diogo Queiroga
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook