Prefeito de Mariana articula início de restauro da igreja de São Francisco

Mariana,
07 de Julho de 2013

Começam os trabalhos de elaboração do projeto para a restauração da igreja de São Francisco de Assis, em Mariana. A construção do século 18 encontra-se interditada há um ano depois que um laudo do Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional (IPHAN) apontou problemas na cobertura e estrutura do prédio.

As ações foram articuladas pelo prefeito Celso Cota que coordenou, na terça-feira (02), a visita técnica da equipe da Secretaria de Municipal de Obras e Planejamento Urbano responsável pela elaboração do projeto de recuperação. Participam da visita técnica engenheiros e arquitetos da empresa contratada pela Prefeitura de Mariana para execução do projeto, representantes da Arquidiocese de Mariana, o ministro da Ordem Terceira de São Francisco de Assis João Vicente de Souza e a responsável pelo escritório técnico do IPHAN em Mariana, Isabel Nicolielo.

Uma das decisões tomadas foi a elaboração do projeto técnico recuperação da parte interna da igreja. Tão logo fique pronto, o projeto será enviado ao IPHAN para análise e aprovação e, posteriormente, incluído na proposta de Mariana do PAC das Cidades Históricas.

Igreja de São Francisco

Construção do século XVIII, a igreja de São Francisco, localizada na Praça Minas Gerais, integra o conjunto arquitetônico de 250 anos. Um dos principais atrativos é a sepultura de Manoel da Costa Athayde (1762-1830) importante pintor do período colonial brasileiro nascido em Mariana. O templo abriga ainda algumas obras do artista, como as pinturas da nave e da sacristia. Outros destaques são o medalhão da portada de pedra-sabão e os relicários do altar, feitos por Aleijadinho.

Sua construção foi iniciada em 5 de julho de 1763, pela Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, quando esta decidiu edificar sua igreja e recebeu autorização do bispo diocesano dom Frei Manuel da Cruz. A primeira missa foi celebrada em dezembro de 1777, quando começaram uma série de intervenções.

Outro artista renomado que trabalhou na capela de São Francisco foi Francisco Vieira Servas, considerado um dos mais importantes da fase áurea dos retábulos e imagens religiosas da Capitania de Minas. Servas recebeu pelo trabalho do novo trono do altar-mor, no início do século 19. Os ferreiros também contribuíram para a edificação.

Prefeito de Mariana articula início de restauro da igreja de São Francisco - Foto de Élcio RochaPrefeito de Mariana articula início de restauro da igreja de São Francisco - Foto de Élcio Rocha
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook