Prefeito Manoel da Mota esclarece sobre conjunto habitacional do Gutierrez

Itabirito,
04 de Novembro de 2011

A Associação Comunitária do Bairro Praia, em Itabirito, recebeu na noite desta quarta-feira, dia 26, cerca de 200 pessoas que buscavam informações sobre a situação do conjunto habitacional Morada Viva e o Viva Vida, localizado no bairro Gutierrez. O Prefeito Manoel da Mota e o vice-prefeito, Rildox, acompanhados pelos secretários de Assistência Social, Cynthia Esteves; de Urbanismo, Aloísio Alves; de Planejamento e Captação de Recursos, Antônio Aboim; e de Segurança e Trânsito, Anísio Bueno, esclareceram e mostraram a atual situação dos prédios, que estão paralisados desde 2008, por decisão judicial.

O Prefeito mostrou fotos que comprovam as irregularidades e o estado precário em que se encontram as obras, e mostrou exemplos de outros municípios em que o dinheiro público foi bem investido, possibilitando uma moradia digna para os cidadãos daquelas cidades.

O Prefeito explicou que o dinheiro repassado pela Caixa Econômica Federal era para a construção de 256 apartamentos, mas que, por decisão da gestão anterior, este número foi diminuído para 160, um decrescimento de 96 apartamentos. Manoel da Mota, que também é engenheiro civil, destacou ainda que a estrutura da obra está comprometida e que os moradores não poderão modificar, em hipótese alguma, as estrutura do prédio. “Os prédios foram construídos em uma estrutura autoportante, ou seja, sem vigas de sustentação. Os moradores dos apartamentos não podem retirar nenhuma parede”, enfatiza o Prefeito. De acordo com Manoel, esta obra passou por três empresas, que não deram prosseguimento ao certame da licitação. “A Caixa foi obrigada, legalmente, a não liberar mais recursos e paralisar a obra”, lembrou o Prefeito. O banco verificou também que a obra não levou em conta a acessibilidade na construção dos apartamentos, bem como as irregularidades (vícios) na licitação.

Apesar disso, a atual administração diz que “vem buscando soluções para que o dinheiro já investido e o restante destinado pela Caixa, no valor de R$ 5,3 milhões, não seja perdido”. Para isso, o projeto contemplará os 256 apartamentos previstos inicialmente, sendo os 160 no Morada Viva e o restante, de 96, em parceria com a construtora Zodin, que construirá ainda outras 320 casas no bairro Cardoso. “Moradia é um assunto muito sério, que não podemos nunca brincar. Terminarei esta obra ainda na minha administração”, garantiu Manoel da Mota. Para concluir a obra, a Prefeitura deverá investir mais R$ 1,5 milhão. As obras devem ser reiniciadas no início de 2012, com previsão de entrega no segundo semestre do mesmo ano. “A reunião foi ótima. O Prefeito nos mostrou a precariedade e o desleixo em que os prédios se encontram. A gente acredita que com o projeto que ele nos mostrou, poderemos desfrutar deste paraíso, que é a casa própria”, elogiou Marcelo Braga, de 37 anos, um dos contemplados com o projeto.

Mais obras para a população

Em sua fala, o Prefeito Manoel da Mota destacou que todas as obras, mesmo as que não foram iniciadas em sua gestão, serão concluídas até dezembro de 2012. É o caso da Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps, antiga UBS) Central, o Morada Viva e o Poliesportivo do bairro Santa Rita, que estão paralisadas “por apresentar irregularidades”. O Prefeito ressaltou que a atual administração está preocupada com a melhoria da qualidade de vida da população e, para isso, já iniciou a construção da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que ficará próxima à Rodoviária Nova, da sede do Senai em Itabirito e da Uaps do Santa Rita. “A política não é fazer para si e sim para todos. Para isso, é necessário ouvir as vozes do coração. Quando a gente enxerga com o coração, a gente vê o que as pessoas estão precisando”, concluiu o Prefeito.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook