Prefeito recebe comissão de professores

Mariana,
17 de Maio de 2012

Na quinta-feira, 03/05, o prefeito Roberto Rodrigues e a secretária de Educação Dulce Maria Pereira se reuniram com sete membros de uma comissão que representa professores e pedagogos da rede municipal de Mariana. Esse encontro ocorreu após uma mobilização da classe em frente à Prefeitura. A paralisação da classe no dia 03 de maio foi definida em assembleia na qual, segundo a comissão, estavam presentes aproximadamente 150 profissionais que teriam realizado o manifesto para sensibilizar, também, à população.

A comissão formada por professores e pedagogos, responsáveis pela apresentação da proposta de plano de cargos e salários, apresentou uma primeira proposta que, após analisada pelo Prefeito e pelas secretarias de Educação, Administração e Planejamento, foi adaptada, pois provocaria um desequilíbrio no orçamento anual.

Propostas As propostas discutidas foram o plano de cargos e salários, a implantação dos Conselhos, a progressão parcial e o subsídio para profissionais da rede rural. Assim, em negociação com a Secretaria de Educação, outra proposta foi apresentada, sendo alterados os itens:

a) Na proposta da Comissão, ocorreria uma progressão (aumento de 5%) a cada dois anos trabalhados, que seria progressivo. Na proposta da Secretaria de Educação ocorreria uma progressão a cada três anos trabalhados, também progressivo.

b) Na proposta da Comissão, os profissionais da rede rural teriam um acréscimo salarial mensal de 10%. Na proposta da Secretaria de Educação os profissionais da rede rural teriam um acréscimo salarial mensal de 5%.

A proposta da Secretaria de Educação, apresentada em assembleia, foi recusada pela maioria dos presentes, que não concordavam principalmente com a progressão de três em três anos. Assim, nova negociação foi aberta, sendo que as propostas serão discutidas pelas partes em 21 de maio de 2012.

O diálogo

A rede municipal de ensino, que possui 29 escolas, 5 creches e 8.343 estudantes, vem sofrendo com a troca constantes de prefeitos. Durante a reunião, o prefeito destacou que tão logo se chegue a um acordo viável sobre o Plano de Carreira o projeto será encaminhado à Câmara.

Quanto às demais reivindicações, Dulce Maria Pereira esclareceu à comissão que o material escolar precisa ser comprado no ano anterior para estar disponível no início do ano letivo, o que não havia sido feito até ela assumir a pasta, quando, então, as licitações previstas em lei foram feitas e as empresas ganhadoras deverão iniciar o fornecimento respeitando os prazos burocráticos. Sobre a segurança nas escolas, a secretária de Educação respondeu que está sendo elaborado um projeto para capacitação dos profissionais sobre como conduzir as questões que gerem impasses e prevenção da violência.

A Prefeitura de Mariana ressalta que desde a posse de Roberto Rodrigues todas as reuniões pedidas pela comissão foram agendadas e em nenhum momento as negociações foram suspensas.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook