Prefeito se reúne com Associação dos Moradores da cidade

Mariana,
28 de Maio de 2012

Na quarta-feira (16/05), aconteceu na Sede da Associação de Bairro na Colina, uma reunião entre a UAMMA (União de Associação de Moradores de Mariana) e a empresa Vale. A UAMMA, representada por seu Presidente, Benedito Ferreira, convidou o Prefeito Roberto Rodrigues para participar do evento.

No universo dos projetos sócio-ambientais, a Vale apresentou o “Programa Atitude Ambiental”. O programa, que já acontece a mais de 15 anos em Mariana, tem como foco a conscientização e a mudança da atitude, através da difusão dos princípios de sustentabilidade e ações educacionais voltadas às comunidades locais. Os projetos sociais da comunidade são apresentados e, posteriormente, avaliados pela Vale.

Na oportunidade, o Prefeito discorreu sobre a falta de apoio e parceria das empresas mineradoras com o município e com a população marianense. “O retorno da Vale está aquém do que ela poderia fazer. Que fique claro que eu não sou contra a mineração, muito pelo contrário, sou a favor dela. Mas há um desequilíbrio na distribuição dos recursos gerados pela atividade da mineração em Mariana”, ressalta. O prefeito ainda questionou sobre quanto do dinheiro investido no município é destinado a minimizar o impacto da ampliação da atividade mineradora na cidade.

Benedito Ferreira avaliou de forma positiva a participação do Prefeito Roberto Rodrigues na reunião. “Foi de suma importância a participação do nosso prefeito no evento. Além de ouvir as demandas sociais, ele pode contribuir com a comunidade. Vemos isso como respeito e comprometimento dele”, afirmou. Segundo ele, o Prefeito esteve presente não só como responsável político, mas como cidadão, o que acrescentou ao encontro.

A reunião foi aberta à população e contou com a participação de, aproximadamente, 90 pessoas. Estiveram presentes os representantes das associações de bairro da Colina, Passagem, Bairro Preto, São Cristovão, Vale Verde, Cabanas, Jardim Santana, Bairro Santana, Vila Maquiné, dentre outras.

Já é a segunda vez que o Prefeito Roberto Rodrigues endurece a relação entre o município de Mariana e as mineradoras instaladas na região. Em outra oportunidade, em reunião privada com a Samarco e posterior encontro com a comunidade de Monsenhor Horta, ele deixou claro o seu ponto de vista, no qual defende que a Samarco deveria ser responsabilizada pelo recapeamento das estradas nas quais os caminhões da empresa circulam. No caso específico de Monsenhor Horta, a estrada foi projetada para atender ao tráfego local, não comportando veículos pesados.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook