Prefeitura apoia projeto ambiental de preservação da região da nascente do Rio das Velhas

Ouro Preto,
22 de Maio de 2012

Associação Flores nas Pedras das Camarinhas poderá comercializar mudas no Paço da Misericórdia, assegura o prefeito Angelo Oswaldo

O prefeito Angelo Oswaldo visitou, no último dia 14 (segunda-feira), o projeto “Flores e Águas da Nascente do Rio das Velhas” no Morro São Sebastião. O projeto tem como objetivo recuperar a região do entorno da nascente do Rio das Velhas, conhecida como Camarinhas, que, ao longo de alguns anos, foi alvo da degradação ambiental. Durante a visita, o prefeito anunciou que a Associação local poderá comercializar futuramente as mudas num espaço reservado para floricultura no Paço da Misericórdia.

A antiga “Associação de Exploradores de Quartzito” optou pela mudança de seu estatuto, tornando-se a “Associação Flores nas Pedras das Camarinhas”. Seus novos objetivos agora são de: preservar o meio ambiente, estabelecendo ações de produção de mudas de espécies nativas, plantio, ornamentação, paisagismo e recuperação de áreas degradadas e educação ambiental.

Para reverter os impactos causados, recuperar a área degradada (água, solo, vegetação) e promover a preservação da área, será instalada, no local, uma unidade de produção de mudas nativas, com o uso da mão de obra capacitada.

O projeto recebeu, em 2010, a premiação de 2º Lugar nacional na Chamada Pública, promovida pelo Ministério de Meio Ambiente, para seleção de Práticas Inovadoras em Revitalização de Bacias Hidrográficas, na categoria Municípios, com o Tema: “Conservação e recuperação de solos, água e biodiversidade”. O “Flores e Águas da Nascente do Velhas” é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, realizado com recursos do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (FHIDRO) e contrapartida da Prefeitura de Ouro Preto.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook