Prefeitura de Itabirito altera Fundo de Desenvolvimento Econômico

Itabirito,
04 de Janeiro de 2012

O Fundo de Desenvolvimento Econômico de Itabirito (Fundi), criado em 1993 para apoiar na criação e no crescimento de empresas do município, passou por uma série de alterações que consolidam sua atuação no apoio às micro, pequenas e médias empresas da cidade. As mudanças na Lei nº 2836, de 26 de outubro de 2011, foram repassadas ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico no dia 15 de dezembro, na sede da Associação Comercial Empresarial de Itabirito (Acei).

“As mudanças foram feitas com o objetivo principal de voltar a lei a sua origem: ao apoio às micro, pequenas e médias empresas de Itabirito, para que elas possam expandir, modernizar, implantar e diversificar e criar divisas para o nosso município”, destacou Geraldo Magno de Almeida, secretário de Desenvolvimento Econômico de Itabirito. Para isso, serão distribuídos empréstimos de R$ 5 mil a R$ 50 mil por empresa, que poderão ser utilizados por indústrias, agroindústrias e nos setores de turismo e de serviços. Entretanto, nenhum setor pode utilizar mais de 50% do fundo. A taxa de juros foi alterada de 2% ao ano para a variação da taxa Selic, que é definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM).

O secretário ressaltou ainda a mudança na composição do Conselho, tornando-o tripartite, com representantes do poder público municipal, de representantes da classe dos empregadores e de representantes da classe dos empregados.

Do poder público municipal, compõem o Conselho um representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que exerce a presidência, um da Secretaria da Fazenda e outro do Legislativo Municipal. “Fizemos questão de inserir um membro da Câmara Municipal, que são os representantes maiores da sociedade”, destacou Geraldo Magno. A classe dos empregadores será representada pela Associação Comercial e Empresarial de Itabirito (Acei), pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabirito (Adesita) e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Itabirito.

Já a classe dos empregados, será formada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Fiação e Tecelagem, do Sindicato de Empregados no Comércio (Sindeci) e por um representante das associações comunitárias de Itabirito. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico pelo telefone (31) 3563-1145.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook