Prefeitura de Itabirito apresenta projetos aprovados para receber recursos do FIA

Itabirito,
16 de Março de 2018

Seis entidades da cidade foram beneficiadas com o recurso

Na segunda reunião do Fórum do Direito das Crianças e Adolescentes, realizada no dia 7 de março, foram apresentados os projetos aprovados para receber os recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA) em 2018. No total, foram distribuídos R$ 1.131.490,00 para seis instituições executarem nove projetos.

Os trabalhos aprovados participaram do chamamento público 2017, seguindo determinações do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, e se enquadram em três programas: Orientação e Apoio Sociofamiliar; Apoio socioeducativo em meio ambiente e Programa de capacitação e formação profissional continuadas dos operadores do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente. A verba será paga em 12 parcelas, começando já no mês de março.

A avaliação foi realizada por uma comissão formada por membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). “Este ano, tivemos mudanças em todo processo para avaliação e liberação de recursos por meio do FIA, segundo a legislação vigente. O processo foi realizado com total transparência e parceria com nosso Jurídico Consultivo. Este é um recurso que deve ser destinado ao financiamento de programas e serviços complementares visando a promoção, proteção, defesa e atendimento dos direitos da criança e adolescente, principalmente aqueles que estão em situação de vulnerabilidade, e também de suas famílias”, enfatizou a secretária de Assistência Social, Jussara Vieira.

De acordo com a coordenadora de projetos da Associação O Adolescer para a Vida (Casa do Adolescente), Ana Luísa Magalhães, as mudanças na avaliação foram positivas. “Acredito que foi uma evolução do CMDCA sistematizar e apresentar os critérios de avaliação. Desta forma, podemos ter um norte melhor para escrever o projeto, sabendo o que vai ser avaliado. O recurso do FIA é nossa maior fonte de renda e, apesar de não atender toda a demanda da instituição, garante a continuidade dos atendimentos nos próximos 12 meses”, disse.

A lista com todos os projetos aprovados, assim como o cadastro de todas as entidades registradas que atuam na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes de Itabirito, está disponível no site da Prefeitura e na secretaria executiva do CMDCA, localizada na Secretaria de Assistência Social. O telefone de contato é o 3561 4079.

Combate ao Trabalho Infantil

A reunião também teve como tema o combate e a prevenção ao trabalho infantil. Um vídeo explicativo sobre as formas de exploração, produzido pelo Ministério Público do Trabalho, foi divulgado para os participantes refletirem sobre o assunto. Em um próximo encontro, o assunto será abordado de forma mais aprofundada com a presença da promotora Vanessa Campolina.

Prefeitura de Itabirito apresenta projetos aprovados para receber recursos do FIAPrefeitura de Itabirito apresenta projetos aprovados para receber recursos do FIA
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook