Prefeitura de Itabirito apresenta seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Itabirito,
03 de Novembro de 2013

No dia 18 de outubro a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou, na Câmara de Vereadores, a segunda Audiência Pública para a apresentação da primeira versão do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos (PGIRSU). O secretário de Meio Ambiente, Antônio Generoso, explica que “o plano é uma exigência do governo federal para que o município possa pleitear recursos da união para a implantação, administração e expansão de projetos ambientais”.

O Plano de Gerenciamento de Resíduos tem o objetivo de reduzir a produção, maximizar a reutilização e a reciclagem dos resíduos sólidos, aumentar a vida útil do aterro sanitário e projetar a gestão dos resíduos para os próximos 20 anos. O prazo máximo estipulado pelo governo federal para a apresentação deste plano foi agosto de 2012, entretanto a gestão passada não cumpriu com essa responsabilidade deixando o município impedido de solicitar recursos. Contudo, a Secretaria de Meio Ambiente reuniu esforços para elaborar o plano que, mesmo com toda sua complexidade, foi apresentado em apenas 10 meses.

A assessora de gestão, planejamento e sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, Fádua Gisele Silva, explica que “na elaboração do plano foram propostas diversas melhorias para o atendimento universal da população, contemplando a responsabilidade social com os catadores e a preservação dos recursos naturais”. Em outubro de 2013, a Secretaria realizou uma análise quantitativa e qualitativa dos resíduos sólidos, a gravimetria. O resultado do estudo também apresentará a situação atual da limpeza urbana e do tratamento e disposição final dos resíduos sólidos no município, assim como as propostas de melhoria.

Durante a audiência pública, Generoso destacou a importância da participação popular, com abertura para apresentação de propostas e sugestões do público. O secretário ainda informou que o município já está pleiteando uma Usina de Compostagem e investimentos em novas tecnologias para redução dos resíduos.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook