Prefeitura de Itabirito busca licenciamento ambiental para instalações da METSO

Itabirito,
05 de Maio de 2017

Com a liberação, a empresa poderá se instalar na cidade e gerar mais emprego e renda

Representantes do governo municipal estiveram na Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram), no dia 20 de abril, para acelerar a liberação do licenciamento ambiental para a empresa METSO.

À pedido do prefeito Alex Salvador, o superintendente de Captação de Recursos, Wallisson Vidigal, e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Sanders Jones, e de Meio Ambiente, Antônio Marcos Generoso Cotta, encontraram-se com representantes da Supram para agilizar a liberação do licenciamento ambiental da empresa METSO, que já aguarda há dois anos sua instalação no espaço da antiga Delphi.

Compromisso

O deputado estadual Alencar da Silveira Jr. (PDT) esteve presente durante a reunião e ressaltou que a cidade precisa dar este passo para continuar a trajetória de desenvolvimento que vem escrevendo nos últimos anos. “Itabirito está em boas mãos, em um governo sério que busca investir e solucionar um problema de âmbito nacional, que é o desemprego. Parabenizo o esforço da gestão em investir na busca de mais empregos. Dessa forma, eu não poderia deixar de ajudar, principalmente por se tratar de uma instância estadual que tem impedido não só Itabirito, como outras cidades. Estou comprometido em cobrar esta liberação do Estado, principalmente no caso da METSO”. Para o superintendente da Supram, Leonardo Rocha, a liberação é importante. “Precisamos reunir os técnicos para solucionar o problema o mais rápido possível. Criar empregos e gerar renda é importante para a cidade, principalmente neste período de instabilidade econômica nacional”.

Mais emprego e renda

Segundo o superintendente de Captação de Recursos, Wallisson Vidigal, a instalação será benéfica para a cidade. “A METSO irá gerar mais de 200 empregos diretos e uma arrecadação grande para o município, se comparado ao faturamento do último ano em São Paulo”.

Para a Prefeitura de Itabirito, solucionar este impasse é um grande desejo, uma vez que a gestão lutou arduamente para trazer a empresa quando a Delphi fechou as portas. O atraso desta efetivação impede a criação de novos empregos, bem como o recolhimento do Imposto Sobre Circulação De Mercadorias e Serviços (ICMS), que poderia estar contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos itabiritenses.

Entenda o caso

A fim de diversificar a economia local, o município concedeu a posse de alguns terrenos para a instalação de empresas, com a premissa de gerarem mais recursos e empregos para região. Entretanto, em decorrência ao desastre ambiental de Mariana, o Governo de Minas Gerais tem dificultado as concessões de licenças, causando um atraso nas instalações das empresas.

A METSO é líder mundial nos setores de mineração, agregados, reciclagem, petróleo, gás, celulose, papel e indústrias de processo. Os produtos incluem desde equipamentos e sistemas para mineração, construção até válvulas de controle.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook