Prefeitura de Itabirito capacita agentes comunitários

Itabirito,
19 de Agosto de 2011

“Vou fazer o possível e o impossível para colocar em prática tudo aquilo que aprendi”, revelou Raquel Dayane e Silva Pereira, agente comunitário de zoonoses, no encerramento do Treinamento no Controle da Dengue, outras Endemias e Inseticidas, oferecido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itabirito, em parceria com a Superintendência Regional de Saúde (SRS-BH). Raquel e outros 24 agentes comunitários de endemias e zoonoses participaram da capacitação, que aconteceu entre os dias 1º e 12 de agosto.

De acordo com o coordenador do setor de zoonoses da Prefeitura, Rodrigo Corrêa Borges, o treinamento teve o intuito de educar e capacitar os profissionais, para que eles sejam bem recebidos e saibam como proceder dentro das residências visitadas. “Precisamos que haja conscientização da população de que o agente está ali para proteger a vida deles e não para prejudicar”, avaliou o coordenador.

Em 80 horas/aula, os profissionais tiveram aulas práticas e teóricas sobre preenchimento de formulários, reciclagem no campo, educação em saúde, assim como informações sobre as seguintes doenças: Dengue, Leishmaniose, Raiva, Febre Amarela e Chagas. “Aprendi que o controle da doença é muito importante. Agora tenho noção de quanto o meu trabalho é importante e algumas pessoas não dão valor”, disse Raquel.

O coordenador Rodrigo Corrêa ainda ressaltou a parceria que a Prefeitura firmou com a Fundação Nacional de Saúde, a Funasa, que disponibilizou 17 agentes para fazer uma força-tarefa em Itabirito, enquanto os profissionais participavam da capacitação. “A iniciativa foi importante para que a cidade não ficasse descoberta e não atrasasse os ciclos que precisam ser cumpridos”, completou Rodrigo.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook