Prefeitura de Itabirito dá o primeiro passo para preservação histórica

Itabirito,
26 de Outubro de 2014

A Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo realizou uma reunião na Unipac, no dia 10 de outubro, com os moradores dos bairros Boa Viagem, Matozinhos, Rosário e adjacências para apresentar o projeto de Intervenção no Centro Histórico de Itabirito.

Antes de dar início às atividades de revitalização, paisagismo e recomposição do Centro Histórico, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Artístico e Natural de Itabirito (Compatri) por meio do Plano de Aplicação do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Fumpac) esclareceu dúvidas acerca do projeto a ser implantado na região. A iniciativa foi importante para a sensibilização das comunidades e para informar sobre as intervenções promovidas pelo poder público no seu espaço de convivência. Além dos moradores, representantes das secretarias de Obras e de Urbanismo; também parceiras no projeto, e da empresa Pontual, responsável pela realização da obra, estiveram presentes na reunião.

Cerca de R$ 600 mil serão investidos por meio do Fumpac em obras de paisagismo, iluminação, implantação de painéis explicativos, realocação de lixeiras, recapeamento pontual das ruas de pedra e revitalização das praças e jardins do entorno composto pelas igrejas do Rosário, Nossa Senhora das Mercês, Bom Jesus do Matozinhos e Boa Viagem. Para o secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, Ubiraney de Figueiredo, “é necessário mudar o conceito de cultura em Itabirito. Cultura é muito mais do que apenas fazer festa, é, também, preservar a nossa história e impulsionar e propiciar a arte no município. As ruas de pedra e os muros não podem se apagar e deixar de contar o nosso passado. E para isso é necessário um diálogo eficaz entre a Prefeitura e os moradores”. Já a arquiteta da secretaria de Urbanismo, Karla Melo, garantiu que “este recurso é um importante instrumento para a valorização da história da cidade. O apoio da comunidade é fundamental para que as intervenções sejam bem sucedidas”.

O projeto é mais uma ação pioneira do Ano de Desenvolvimento da Atividade Turística em Itabirito, investindo também na conservação do patrimônio histórico da cidade.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook